O terreno, com frente para a Avenida Prestes Maia, é limitado lateralmente por empenas cegas de edifícios de garagens e escritórios. O vizinho de fundo, separado por imponente muro de arrimo em pedra, é o conjunto arquitetônico tombado do Mosteiro e Colégio de São Bento, visível a partir do Anhangabaú.
A área pertence à COHAB-SP e é cortada em diagonal pela linha norte-sul do Metrô, nesse ponto muito próxima da superfície e protegida por espessa laje onde não é permitido nenhum apoio estrutural.O projeto localiza fundações nas duas pequenas áreas triangulares remanescentes e, com duas vigas paralelas à laje de compressão faz, no térreo, a estrutura de transição do novo edifício.
Esse nível abrigará um espaço institucional da COHAB e os acessos a uma torre de escritórios, ao Colégio de São Bento e a três andares de garagens. Também a partir do térreo, escadas rolantes e elevadores levarão a uma galeria comercial, sob o pátio do Colégio, fazendo a ligação do Vale com o Largo de São Bento.
A praça resultante sobre as garagens terá, junto à fachada, sete árvores, em vasos sobre espelho d’água, indicadores da continuidade do território histórico do Triângulo fundador da cidade junto ao Vale.
O edifício de embasamento do conjunto terá fachadas em chapas metálicas perfuradas e a torre de escritórios, voltada para o Vale, receberá placas verticais móveis de proteção solar.
ficha técnica
Autor
Arq. Affonso Risi
Colaboradores
Arq. Willian T.S.Miyagui
Eng. Joevilson dos Santos Araújo (Modus Engenharia)
Arq. Keithy Andrade e Giuliano Folloni (perspectivas)
Maquete: Lucas Bittar
Ano do projeto
2004/2005
Localização
Av.Prestes Maia / Vale do Anhangabaú – São Paulo SP