In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Lançamento acontece no Museu da Casa Brasileira
No dia 10 de novembro de 2011, a partir das 19h30, no Museu da Casa Brasileira, acontece o lançamento da segunda edição do livro Residências em São Paulo: 1947-1975, de autoria de Marlene Milan Acayaba. Trata-se de um reedição facsimilar, com novas apresentações de Cecília Rodrigues dos Santos e da própria autora.
Editado pela primeira vez há 25 anos e utilizado durante todos estes anos como livro didático nas escolas de arquitetura, o livro Residências em São Paulo: 1947-1975 estava esgotado há muito tempo. Hoje raridade, os sebos especializados vendem o volume usado por preços elevados. Diante do interesse que o livro ainda suscita, a Romano Guerra Editora decidiu reeditá-lo em versão facsimilar, inaugurando assim a Coleção Facsimile, que deve trazer ao público outros livros raros de arquitetura.
O livro é uma monografia fotográfica sobre 43 residências projetadas por arquitetos e construídas em São Paulo durante o período de 1947 a 1975. Estas casas representam a principal corrente de vanguarda de arquitetura residencial da cidade, compreendendo-se arquitetura de vanguarda como aquela que, marcada por uma condição cultural e técnica singular, possui as pré-condições para uma evolução.
O estudo de cada casa é formado pelo seguinte material: planta de situação; desenhos técnicos com plantas e cortes; fotos; ficha técnica; e descrição do partido adotado. As casas foram ordenadas nas décadas de 1950, 1960 e 1970, que são precedidas por uma interpretação geral sobre a produção arquitetônica do período para facilitar a apreciação pelo leitor dos documentos apresentados. Por evocar uma certa visão da cidade, bem como um certo modo de vida, esta coleção de residências compõe um patrimônio cultural útil aos arquitetos e estudiosos do assunto.
sobre a autora
Marlene Milan Acayaba, arquiteta, foi diretora do Museu da Casa Brasileira de 1995 a 2002. É coautora, com Sylvia Ficher, do livro Arquitetura moderna brasileira (Projeto,1983) e autora dos seguintes livros: Residências em São Paulo:1947-1975 (Projeto, 1987); Branco & Preto: uma história de design brasileiro (Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1994); 11º ao 15º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (MCB, 2001). Coordenou os seguintes livros: Equipamentos, usos e costumes da casa brasileira (MCB, 2002), Museu da Casa Brasileira (Banco Safra, 2002). Desde 2008 escreve no blog http://marleneacayaba.blogspot.com.