Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

"Monotopias e Pinturas”
Maria do Carmo Carvalho

A monotipia é uma técnica de reprodução artística mediante a qual se obtém uma estampa única desenhando-se ou pintado-se uma imagem em uma placa de vidro ou cobre e comprimindo sobre esta um suporte, no caso o papel. Ela envolve o desenhar, o pintar e o processo de impressão e de transferência de imagem.

As 20 monotipias e 10 pinturas sobre papel desta exposição revelam formas, cores, ritmos e texturas com grande intensidade. Maria utiliza-se de horizontais e verticais de forma rigorosa e sensível.

A cor é intensa e vibrante, as cores são misturadas incorporando a profundidade e a sensibilidade da artista.

“Arte Postal – Os livros”
Coletiva de arte postal

A temática da mostra está centrada nos LIVROS. A organizadora Constança Lucas (artista plástica e escritora) propôs que os participantes pensassem sobre a importância dos livros e transmitissem uma impressão ou opinião plástica no formato de um postal tradicional.

As cerca de 600 obras de artistas de 19 países foram feitas nas técnicas de colagem, pintura a óleo, xilogravura, aquarela, guache, gravura em metal, lápis e grafite entre outras.

A arte postal começou no território nacional na década de 1970, durante a ditadura, e era uma maneira de protestar contra o regime ao trocar arte entre colegas.

“Arte postal é uma linguagem das artes plásticas sem sentido comercial, cuja liberdade de circulação a desvincula de salas de exposição, porque o objetivo é exatamente enviar pelo correio para alguém e estabelecer comunicação”.

"Monotopias e Pinturas” & “Arte Postal – Os livros”

happens
from 01/03/2012
to 31/03/2012

where
Gravura Brasileira
Galeria Gravura Brasileira
R Dr Franco da Rocha 61 - Perdizes
São Paulo SP Brasil
segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; sábado, das 11h às 13h
+55 11 36249193
+55 11 36240301
e-mail

source
Gravura Brasileira
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided