In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
"Monotopias e Pinturas”
Maria do Carmo Carvalho
A monotipia é uma técnica de reprodução artística mediante a qual se obtém uma estampa única desenhando-se ou pintado-se uma imagem em uma placa de vidro ou cobre e comprimindo sobre esta um suporte, no caso o papel. Ela envolve o desenhar, o pintar e o processo de impressão e de transferência de imagem.
As 20 monotipias e 10 pinturas sobre papel desta exposição revelam formas, cores, ritmos e texturas com grande intensidade. Maria utiliza-se de horizontais e verticais de forma rigorosa e sensível.
A cor é intensa e vibrante, as cores são misturadas incorporando a profundidade e a sensibilidade da artista.
“Arte Postal – Os livros”
Coletiva de arte postal
A temática da mostra está centrada nos LIVROS. A organizadora Constança Lucas (artista plástica e escritora) propôs que os participantes pensassem sobre a importância dos livros e transmitissem uma impressão ou opinião plástica no formato de um postal tradicional.
As cerca de 600 obras de artistas de 19 países foram feitas nas técnicas de colagem, pintura a óleo, xilogravura, aquarela, guache, gravura em metal, lápis e grafite entre outras.
A arte postal começou no território nacional na década de 1970, durante a ditadura, e era uma maneira de protestar contra o regime ao trocar arte entre colegas.
“Arte postal é uma linguagem das artes plásticas sem sentido comercial, cuja liberdade de circulação a desvincula de salas de exposição, porque o objetivo é exatamente enviar pelo correio para alguém e estabelecer comunicação”.