In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Antonio Abujamra dirige texto inédito de Dib Carneiro Neto, com Miguel Hernandez e Nathália Corrêa
Um homem e uma mulher acertam as contas de um longo relacionamento em um espaço indefinido em que devem viver para sempre e que pode ser um paraíso ou uma prisão. O porquê dessa condição não se sabe, pois entre eles só havia uma paixão não realizada. E há ainda o filho dele, o qual não sabemos se foi morto ou não pelo próprio pai e nem os motivos que levam a esta questão.
Com direção de Antonio Abujamra, o texto original de Dib Carneiro Neto investiga questões existenciais. Esse casal, forçado ao convívio eterno, mostra-nos cruamente as crises, os delírios, as agressões e as paixões possíveis nos grandes relacionamentos amorosos.
Miguel Hernandez e Nathália Corrêa interpretam os protagonistas de Paraíso, à frente de um coro formado por 20 jovens atores. A produção da Cia. Anjos Pornográficos estreia no dia 9 de março, sexta-feira, às 21h30, na Sala de Espetáculos II do SESC Belenzinho.
Na encenação do diretor Antonio Abujamra, o teatro exige o coletivo e a carne. O coletivo se revela na atuação de dezenas de atores que interpretam o filho ausente. “O que é bom em segredo, é melhor em público”, já dizia Pirandello e enfatiza Abujamra. E completa o veterano encenador: “quanto à carne, está representada na concretude da cena, na essencialidade do gesto e na valorização da palavra, tudo isso convergindo para traduzir com maior fidelidade possível a complexidade do ser humano. ‘Se o inferno são os outros’, como pontificava o existencialista Jean-Paul Sartre, o paraíso deveria ser um monólogo. Não é.”
Essa multiplicidade de vozes não se limita aos personagens da cena, mas transborda no diálogo entre as artes componentes do Teatro, representadas por profissionais como o cenógrafo J.C. Serroni, o iluminador Wagner Freire, o músico André Abujamra e o figurinista Theodoro Cochrane, que criaram o ringue metafísico onde duelam os atores Miguel Hernandez e Nathália Corrêa, protagonistas do espetáculo.
Os delírios existenciais pelos quais passam esses personagens nos levam a sonhos e imagens de criações de grandes mestres como Tchecov, Pina Bausch, Oscar Wilde, Ingmar Bergman, entre outros.
ficha técnica
“Paraíso”
Texto de Dib Carneiro Neto
Direção e Adaptação de Antonio Abujamra
Elenco: Miguel Hernandez e Nathália Corrêa
Concepção Plástica: J.C. Serroni
Direção Musical: André Abujamra / Iluminação: Wagner Freire / Figurinos: Theodoro Cochrane / Coordenação Técnica: Pedro Paulo Zupo / Preparação de Atores: Emerson Danesi / Produção Executiva: Wagner Bastos / Preparação Corporal: Thais Lopes / Designer Gráfico: Carol Godefroid / Fotografia: Otavio Dantas / Vídeos: Raquel Pellegrini.
Atores Convidados: Alex Bartelli, Aline Assis, André Souza, Bel Brand, Caio Leal, Deni Carvalho, Felipe Velasque, Fernanda Metidieri, Flávia Araújo, Glaucia Helena, Irun Gandolfo, Joyce Salomão, Juliana Savioli, Lara Dezan, Ludmilla Corrêa, Márcia Corrêa, Mauricio Ludewig, Mayara Dellacarmo, Renata Hallada, Ricardo Mancini, Vanessa Corrêa, Victoria Moliterno.
Produção: AP Produções Culturais LTDA
Realização: SESC