In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
De maio a agosto, o Galpão do SESC Pompeia se converte em espaço expositivo com maquetes, projetos e obras de arte que aproximam diferentes visões de mundo de arquitetos e artistas
Território de Contato é uma exposição sobre formas de inventar e habitar mundos, reveladas no encontro de obras de arquitetos e artistas brasileiros contemporâneos. Com curadoria dos arquitetos Marta Bogéa e Abilio Guerra, a exposição está organizada em três módulos: Brasil Arquitetura e Cao Guimarães, de 24 de maio a 10 de junho; Marcos Acayaba e Nicolás Robbio, de 21 de junho a 8 de julho; MMBB e Gisela Motta / Leandro Lima, de 19 de julho a 5 de agosto de 2012, no SESC Pompéia.
Para os curadores o binômio arte e arquitetura funciona mais como meio de reflexão acerca das formas de se habitar e de se construir mundos do que um fim em si mesmo. Revela a forma como cada uns dos convidados observa e se relaciona com espaço a partir das particularidades de cada uma dessas linguagens e da poética de seus criadores. Sem esgotar-se no campo visual, e também espacial, a proposta de discussão ganha voz a partir da realização de mesas, permitindo que um mediador de outra especialidade suscite e aprofunde as questões subjacentes aos trabalhos expostos, e também do diálogo, através de mesas de discussão transdisciplinar a serem realizadas depois de abertos cada um dos módulos.
Assim, cada módulo expositivo desta exposição contém projetos de arquitetura, revelados através de maquetes, desenhos e fotografias, e de obras artísticas, permitindo assim a aproximação das duas poéticas.
Primeiro módulo: Cao Guimarães e Brasil Arquitetura
O artista mineiro Cao Guimarães (1965) expõe fotografias das séries Campo Cego (2008) e Espantalhos (2008-09) e os vídeos Coletivo (3’, P&B, 2002), Sin Peso (7’, Cor, 2006) e Acidente (72’, Cor, 2006), além do inédito Elvira Lorelay Alma de Dragón (2012).
O escritório Brasil Arquitetura, dirigido por Francisco de Paiva Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz, por sua vez, traz a público maquetes de casas de veraneio, cadernos com registros de projetos das residências Mantiqueira, Vila Isabella e Ubiracica; imagens da reestruturação de moinhos no Sul do país, projetos institucionais como a Praça das Artes, que serão apresentados através de slides e de vídeos em LCD; além de grandes painéis de adesivo vinílico onde os arquitetos perfilam outros projetos e também suas referências vernáculas.
Conversas e mesas-redondas: 24 e 25 de maio, às 20 horas
No dia 24 de maio, quinta-feira, às 20 horas, Cao Guimarães e os arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci conversarão com o público sobre a exposição. Já no dia 25 de maio, sexta-feira, às 20 horas, o artista e os arquitetos participarão de uma mesa de debate com o curador Moacir dos Anjos e os professores da USP, Willi Bolle e Renato Anelli, que trarão, cada um dentro de sua especialidade, os pontos relevantes suscitados pela exposição em cartaz.
Próximos módulos – conversas e mesas-redondas
Para o Módulo 2, com exibição de obras do artista Nicolás Robbio e do arquiteto Marcos Acayaba, estão previstas conversas no dia da abertura, 21 de junho. No dia 28, será realizada mesa-redonda com participação destes últimos, além do crítico e curador Agnaldo Farias, do músico José Miguel Wisnik e do arquiteto Luís Antônio Jorge.
O Módulo 3 exibe a produção do escritório de arquitetura MMBB e da dupla de artistas Gisela Motta e Leandro Lima a partir do dia 19 de julho, e conta com conversa com os artistas dia da abertura. A mesa-redonda, por sua vez, será realizada no dia 02 de agosto e tem a participação dos arquitetos do MMBB Fernando Franco, Marta Moreira, Milton Braga, os artistas Gisela Motta e Leandro Lima, o crítico de fotografia Eder Chiodetto e o arquiteto José Lira.
Exposição Território de Contato
Curadoria Marta Bogéa e Abilio Guerra
De 24 de maio a 05 de agosto de 2012
Módulo 1: 24 de maio a 10 de junho
Módulo 2: 21 de junho a 8 de julho
Módulo 3: a 19 de julho a 05 de agosto
Moinho Vicenzi, caminho dos moinhos, Rio Grande do Sul. Escritório Brasil Arquitetura
Fot Nelson Kon
Campo Cego, Cao Guimarães
Foto Cao Guimarães
Praça das Artes, São Paulo. Escritório Brasil Arquitetura
Foto Nelson Kon
Espantalho, Cao Guimarães
Foto Cao Guimarães