Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Com texto de Gianfrancesco Guarnieri e direção de Jair Aguiar, a Cia das Artes estreia o espetáculo Castro Alves Pede Passagem dia 15 de setembro, no Teatro Coletivo

A peça ambienta, num programa de televisão, passagens significativas da vida do poeta romântico, onde desfilam figuras que formaram a obra e a personalidade do autor, bem como a história de seu envolvimento com a atriz Eugênia Câmara, em um envolvente jogo metalinguístico. Para essa montagem, a produção fará a transmissão, via internet, do programa “Esta é a sua Vida”, no qual se ambienta a peça.

Jair Aguiar conta que é fascinado pelo texto desde garoto e afirma ter noção da responsabilidade de recriá-lo: “Claro, há sempre muita cobrança por ser um texto já premiado e perfeito. Mas se fôssemos montar tudo igual não optaríamos por teatro, seria cinema, como fazer um filme e depois reprisá-lo”, brinca o diretor.

Castro Alves Pede Passagem busca aproximar o público do poeta e agitador baiano que morreu aos 24 anos, cem anos antes da estreia do texto de Guarnieri, em São Paulo, no ano de 1971. “Transportar” o abolicionista para um programa de televisão foi uma licença poética que Guarnieri defendeu como a melhor maneira de levar sua mensagem, isso nos anos 1970. “Exemplifica bem o meu objetivo de não elitizar o teatro, não fazer com que ele fique falando indeterminadamente para uma minoria”, explicou o autor em reportagem do Jornal do Brasil de 28 de abril de 1971.

A montagem

A direção se apropria da simplicidade do texto de Guarnieri, numa encenação que privilegia o trabalho do ator, sem o uso de grandes cenários e figurinos. O caráter multimídia fica por conta da transmissão, ao vivo e com a presença de um diretor de TV, do programa Esta é Sua Vida que norteia a montagem.

"Castro Alves Pede Passagem" é uma peça brasileira, na linguagem simples, aprendida pelo seu autor, Guarnieri, nos botequins da vida. Com honestidade e sinceridade, a estória do poeta revolucionário que lutava pela abolição da escravatura, passa para o público - hoje, como em 1971 e em qualquer época - a emoção e a razão.

Gianfrancesco Guarnieri

Italiano de nascimento, paulista por adoção, Gianfrancesco Guarnieri é o chefe de um clã de artistas, atores e músicos, sendo mais conhecido por seu trabalho como ator em telenovelas famosas como Éramos Seis, Mulheres de Areia, A Próxima Vítima e Terra Nostra, e em filmes como Diário da Província, Asa Branca e o clássico O Grande Momento, de Roberto Santos.

Lendário autor e ator de Eles Não Usam Black-Tie, sucesso no palco e no cinema, Guarnieri se revela uma extraordinária figura humana e um lúcido ser político, neste livro-depoimento, ao jornalista e também dramaturgo Sérgio Roveri. Recorda os grandes momentos de sua carreira. Fala de sua participação na fase áurea do Teatro de Arena em São Paulo; dos momentos difíceis dos Anos de Chumbo da Ditadura; de seus textos teatrais mais ilustres, como Um Grito Parado no Ar, Botequim, Castro Alves Pede Passagem, Arena Conta Zumbi; e do recente A Luta Secreta de Maria da Encarnação.

Uma homenagem e um registro histórico importante desta grande figura da cultura brasileira, que faz parte da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado, dentro de seu trabalho de resgate e preservação de nossa arte e história.

Ficha técnica

Autor:
Gianfrancesco Guarnieri

Diretor:
Jair Aguiar

Preparador de Ator:
Antônio Netto

Iluminação:

Will Damas

Cenários/Figurinos/Adereços:

Márcio Tadeu

Produção:
Cia. Das Artes

Produção Executiva:
Dany Borges / Guilherme Trindade

Assistência de Direção:
Ana Paula Lubas

Fotos:
Sérgio Massa

Atores Convidados:
Antônio Netto, Camilla Flores, Dany Borges, Hugo Leonardo, Márcio Tadeu, Mirian Palma, Natália Coutinho, Nivio Diegues, Rafael Dib, Wagner Vaz e atores da Oficina de Atores.

<br />foto: Sérgio Massa


foto: Sérgio Massa

<br />foto: Sérgio Massa


foto: Sérgio Massa

<br />foto: Sérgio Massa


foto: Sérgio Massa

O poeta na TV

happens
from 15/09/2012
to 21/10/2012

more
sábados às 19h
domingos às 18h
15 reais
classificação etária: 12 anos

where

Teatro Coletivo
Rua da Consolação, 1623
São Paulo SP Brasil
11.3255-5922

source
Marcia Marques - Canal Aberto
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided