In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Publicação da Secretaria da Habitação de São Paulo, organizado por Elisabete França e Marisa Barda
O livro Entre o céu e a água: o Cantinho do Céu, publicado pela Secretaria da Habitação de São Paulo e organizado por Elisabete França e Marisa Barda, será lançado no dia 19 de dezembro de 2012, às 19h30, no Museu da Casa Brasileira.
Sobre o livro
A urbanização do Cantinho do Céu – localizada às margens da represa Billings –, iniciada pela Sehab, em 2008, procurou encontrar soluções de consenso que permitissem a permanência da maioria das famílias no local, procurando ao mesmo tempo buscar a recuperação ambiental da região da península, através da implantação das redes de coleta de esgoto, sistemas de drenagem, eliminação de áreas de risco e implantação de espaços públicos.
As centralidades foram respeitadas, os pontos de referência foram mantidos e a identidade dos moradores, preservada. As obras buscaram melhorar o dia a dia das pessoas e foram além: revelaram a elas, com a construção do parque linear às margens da represa, projetado pelo escritório Boldarini Arquitetura e Urbanismo, possibilidades que antes eram inimagináveis.
O percurso do livro, cujo prefacio é de Bernardo Secchi, leva o leitor a um entendimento da compreensão do que significa a favela e o espaço informal, o conhecimento da formação dos mananciais e sua ocupação irregular, das legislações ao longo desse século, das recuperações socioambientais efetivadas com todo processo histórico do Cantinho do Céu.
Dessa maneira a estrutura do livro foi organizada em duas partes, uma teórica e outra relacionada à prática do projeto, evidenciando o trabalho de Boldarini, o desenho urbanístico, executivo e seus detalhes que, juntamente com as fotografias, exprimem a complexidade das várias escalas desse lugar.