Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Evento acontece no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, às 18h30.

A Universidade Federal da Bahia, a Fundação Gregório de Mattos e a Petrobras Cultural convidam para o lançamento do livro Acervo do EPUCS: contextos, percursos, acesso, que acontecerá em 14 de maio de 2014, às 18h30, no Espaço Cultural Barroquinha. O lançamento da publicação marca a abertura dos arquivos, para consulta do público, do que foi o plano urbanístico mais estruturado, complexo e competente que Salvador já teve, formulado sob a batuta do professor Mário Leal Ferreira, nos anos 40. O Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador (EPUCS) pode ser revisto a partir da sua documentação, finalmente recuperada.

A organização do livro é da Profa. Dra. Ana Fernandes, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (FA-Ufba), que é também a responsável pela coordenação dos trabalhos, que duraram 10 anos. A recuperação foi feita em plantas, ofícios, mapas, fotografias, orçamentos e todos os tipos de documentos remanescentes, os quais estavam praticamente perdidos, em decorrência da deterioração e abandono em que se encontravam há mais de 30 anos. O projeto “O EPUCS e a cidade do Salvador nos anos 40 do século XX: ciência, internacionalismo e natureza” foi possível a partir do apoio de instituições que compreenderam o valor do acervo e do trabalho proposto para a cidade, conforme explica a introdução do livro, assinada pela Prof. Dra. Ana Fernandes. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e a Petrobras Cultural financiaram o trabalho de pesquisa e recuperação.

“Depois de três décadas de abandono, descaso ou ausência de prioridade, mesmo frente a apelos recorrentes de zelo para com a memória de uma das mais importantes experiências de plano de urbanismo no país no período, é simbólico comemorar esse auspicioso momento. Fruto de muito trabalho e perseverança e de providencial confluência de apoios institucionais e pessoais os mais diversos, o projeto O EPUCS e a cidade do Salvador nos anos 40 do século XX: ciência, internacionalismo e natureza foi desenvolvido entre 2004 e 2014, a partir de proposta elaborada no âmbito da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, em estreita cooperação com o Arquivo Histórico Municipal de Salvador e a Fundação Gregório de Mattos.

Elaborado entre 1942 e 1947, em Salvador, e capitaneado pelo engenheiro e urbanista santo-amarense Mário Leal Ferreira, a produção do Escritório ocupa um lugar excepcional na história urbanística da cidade.  Mesmo que, contemporâneo de seu próprio tempo, o EPUCS, elaborado no período da ditadura varguista e em plena segunda guerra mundial, possa, à distância, ser questionado em alguns de seus princípios e modos de operação, ele é até hoje considerado como a mais importante experiência de planejamento urbano soteropolitano do século XX, em termos de sua abrangência e das teorias, concepções e desenho de cidade ali desenvolvidos.

A recuperação e disponibilização para consulta pública da documentação original relativa a esse período constituinte do urbanismo na Bahia tornava-se, portanto, imprescindível”.

Sobre o livro

A publicação contribuirá para os estudos de história e das proposições sobre a cidade e o urbanismo na Bahia, os quais poderão ser ampliados em teses e dissertações e em novos e mais consistentes planos de desenvolvimento urbano. Há três tipos de conteúdo abaixo relacionados.

Primeiro - o conjunto de textos sobre o trabalho desenvolvido. Tendo decidido que a análise do plano propriamente dito só será feita posteriormente à disponibilização pública da documentação, o primeiro texto, A Contratação de um Plano de Urbanismo para a Cidade do Salvador (EPUCS): contexto, personagens, conexões, de autoria de Ana Fernandes, investiga o processo de construção do urbanismo em Salvador, que culminou na contratação do primeiro plano urbanístico para a cidade.

EPUCS: história de um acervo, texto também elaborado por Ana Fernandes, percorre os reveses sofridos pela documentação do Escritório e as insistentes buscas por sua conservação e disponibilização. Sinteticamente, ele também descreve o processo que levou à sua presente recuperação e às suas principais características.

O Tratamento Arquivístico da Documentação do EPUCS, que vem a seguir e tem como autores Adriana Pacheco dos Santos, Felisberto Santos Gomes e Ruth Marcellino da Motta Silveira, explica o arranjo documental elaborado para o acervo do Escritório, bem como a descrição documental e a configuração dos instrumentos de pesquisa para a consulta à Subseção EPUCS, primeira a integrar a também recém-criada Seção Urbanismo do Fundo Prefeitura Municipal do Arquivo Histórico Municipal de Salvador.

Ruth Marcellino da Motta Silveira assina ainda o texto O Arquivo Histórico Municipal de Salvador: registro vivo da história da primeira Capital do Brasil, que aborda o histórico do Arquivo e os principais gêneros documentais ali disponíveis, os textuais, impressos e os audiovisuais, resgatando a sua importância para a memória da administração pública, da cidade e de seus cidadãos.

Finalizando esse conjunto, Maria Teresa Navarro de Brito Matos, em A Salvaguarda dos Arquivos de Arquitetura e Urbanismo: uma abordagem preliminar, chama a atenção para o processo progressivo de institucionalização do tratamento arquivístico dos acervos de arquitetura e urbanismo, em escala nacional e internacional, destacando a importância da preservação desse patrimônio e a salvaguarda dessa memória.

Segundo - estão inclusos o Quadro Geraldo Arranjo Documental do EPUCS e a sistematização de um dossiê fotográfico sobre o acervo em situações diversas, assim como as condições atuais de seu acondicionamento no Arquivo Histórico Municipal de Salvador.

Terceiro – acompanha um DVD, em complemento à disponibilização on-line das fichas de catalogação de todos os conjuntos documentais que integram o acervo do EPUCS, reproduz e dá existência física a toda essa base de dados do EPUCS, composta por 4.636 itens, entre referências textuais, fotográficas, cartográficas, de impressos e de livros”.

Estrutura do livro

A apresentação do livro é do Presidente Fundação Gregório de Matos Fernando Guerreiro, e o prefácio é assinado pela reitora da UFBA Dora Leal Rosa.

1. Nota Introdutória (Ana Fernandes)

2. A Contratação de um Plano de Urbanismo para a Cidade do Salvador (EPUCS): contexto, personagens, conexões (Ana Fernandes)

3. EPUCS: a história de um Acervo (Ana Fernandes)

4. Tratamento Arquivístico do Acervo do Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade de Salvador – EPUCS (Adriana Pacheco dos Santos, Felisberto Santos Gomes, Ruth Marcellino da Motta Silveira)

5. Quadro do Arranjo Documental do Acervo do EPUCS

6. O Arquivo Histórico Municipal de Salvador (Ruth Marcelino da Motta Silveira)

7. A Salvaguarda dos Arquivos de Arquitetura e Urbanismo: uma abordagem preliminar (Maria Teresa Navarro de Britto Matos)

Acervo do EPUCS: contextos, percursos, acesso

happens
in 14/05/2014

source
Mary Weinstein
Salvador BA Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided