Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Mostra remete à origem comum de ambas as instituições e às características de suas coleções, já que a Pinacoteca nasce da transferência em 1905 de 20 obras reunidas pelo Estado de São Paulo na galeria artística do Museu Paulista, inaugurado em 1895.

A mostra possibilita também ao público ver ou rever importantes peças do Museu Paulista, que atualmente, em função dos trabalhos de restauro e modernização do edifício-monumento, encontra-se fechado à visitação.

Segundo Valéria Piccoli, curadora da mostra com Fernanda Pitta, esse diálogo pretende reforçar as relações entre os dois acervos, iluminando-os mutuamente. São cerca de 50 obras, entre pinturas, desenhos, fotografias e objetos, assinadas por artistas como Antônio Parreiras, Benedito Calixto, Adrien van Emelen, Oscar Pereira da Silva, João Baptista da Costa, Antônio Ferrigno, Henrique Bernardelli, Rodolfo Amoedo entre outros, que ajudam a compreender essa história comum e seus desdobramentos.

"As duas instituições estão intrinsecamente ligadas em sua criação, mas, ao longo da sua história, desenvolvem suas coleções por caminhos distintos: a Pinacoteca se firmando como um museu de arte, em especial brasileira, e o Museu Paulista como um museu de história, dedicado também à memória e à cultura material. A mostra traz obras de destaque da coleção do Museu Paulista, em especial aquelas de cunho histórico, encomendadas para a decoração do edifício ", disse Piccoli, também curadora-chefe da Pinacoteca.

Destaque fica para as pinturas 'Inundação da Várzea do Carmo' (1892), de Benedito Calixto, a primeira aquisição do governo republicado de São Paulo, e 'Ciclo da caça ao índio' (1925), de Henrique Bernardelli, uma das encomendas do então diretor da instituição, Affonso Taunay, para a decoração da escadaria monumental do Museu, e importantes testemunhos da produção artística da virada dos séculos XIX e XX.

A mostra permanece em cartaz até 29 de janeiro de 2017 no 2º andar da Pinacoteca - Praça da Luz, 02. A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10 às 17h30 - com permanência até às 18h - e o ingresso custa R$6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.

A exposição tem o patrocínio da Trail Infraestrutura e da Cielo, que é incentivadora das ações do Núcleo de Ações Educativas da Pinacoteca, como o Programa de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Fazenda Monte Alegre, de Henrique Manzo.<br />Hélio Nobre / José Rosael

Fazenda Monte Alegre, de Henrique Manzo.
Hélio Nobre / José Rosael

A colheita, de Antonio Ferrigno.<br />Hélio Nobre / José Rosael

A colheita, de Antonio Ferrigno.
Hélio Nobre / José Rosael

'Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo'

happens
from 25/01/2016
to 29/01/2017

where
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 Bairro da Luz 01120-010
São Paulo SP Brasil
Terça a domingo, 10h ás 17h30, permanência até as 18h Quintas até as 22h. Entrada franca das 18h às 22h
+55 11 33241000

source
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided