Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

É uma assinatura do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo para todos os projetos que transcendem a trajetória dos alunos além da instituição e faz alusão ao caminho que deve ser percorrido para a construção de uma carreira.

Rotas é uma assinatura do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo para todos os projetos que transcendem a trajetória dos alunos além da instituição e faz alusão ao caminho que deve ser percorrido para a construção de uma carreira. Com curadoria de Waldick Jatobá, esta é a segunda edição da mostra que traz como tema os quatro elementos: Terra, Água, Ar e Fogo. 

Produzida 100% pela instituição de ensino - professores, alunos e formados - a Exposição vai tomar o museu, desde a porta de entrada até os ambientes, divididos entre os quatro elementos. 

"Fui convidado pela Patricia Cardim, Diretora-Geral do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, para além de dar mentoria aos alunos das áreas de design e arquitetura ao longo do ano, também fazer a curadoria da Rotas 2. Durante o trabalho e com apoio dos Professores Antonio Rodrigues Netto, Débora Gigli Buonano e Elcio Sartori, responsáveis respectivamente pelo curso de arquitetura, pelo MUBA e Studio Grid, entendi que esse ano a exposição tinha que ser 100% da instituição, desde a concepção até a execução", afirma Waldick Jatobá, curador da exposição e mentor convidado da instituição.

Pensando na sinergia entre a arte e os quatro elementos, Waldick buscou trabalhos de alunos e formados que materializassem essa conexão. "O ar é fluido, etéreo, orgânico assim como a arte, o ambiente do elemento terra é árido, terroso, como imaginamos que seja Marte, já que não temos a certeza. A escolha dos projetos de arquitetura para o elemento água foi natural, pois eles estão na água ou próximos dela. Por fim, o fogo será representado por mobiliários de madeira, matéria-prima que queima, que vai convidar o público para refletir sobre o uso dela", completa o curador.

- ar: O elemento vai quebrar paradigmas trazendo a arte de rua para dentro de um museu. Por meio de grafites que revestem o MUBA, dentro e fora do espaço expositivo, Rodrigo de Moura, arquiteto formado pela Instituição, vai reproduzir desenhos do Projeto Cidade que Brinca, idealizado por ele dentro do Cria Cidade com crianças do Glicério (Bairro central de São Paulo impactado pela ação que se propõe a pensar e fazer junto com as crianças uma cidade mais acolhedora e que garanta seus direitos à participação, ao brincar e à cidade) Em um mergulho no universo infantil, o projeto tem como estratégia ressignificar os espaços através de sua ocupação e transformação com os olhares e vozes das crianças. A reprodução desse espaço no MUBA é um convite para e ver a cidade a 90 cm do chão e redescobri-la junto com as crianças provocando os adultos a enxergarem pelo ponto de vista das crianças, mostrando como elas humanizam a cidade. Os grafites foram feitos pelos artistas Kisso, Vitones, Malaca, Niki, e AKBO e os alunos da Belas Artes. A tintas Coral é apoiadora do projeto no Glicério e também da exposição, onde doou toda a tinta utilizada.

- terra: O aluno de arquitetura Luiz Paulo Pegorar vai transportar os visitantes para Marte. Com a Habitação em Marte, projeto que contou com o apoio de um arquiteto da NASA, será possível vivenciar como seria uma casa no Planeta. Para completar a experiência sensorial, o ambiente vai contar ainda com equipamento de realidade virtual, e o cheiro de marte - o acorde foi criado pela alemã drom fragrances - e o público vai ainda poder "cravar sua bandeira" em Marte, fazendo referência à tradição dos astronautas. A Faber-Castell doou dois mil lápis que vão representar as bandeiras.

- água: Três projetos arquitetônicos fazem faze parte do elemento Água: O Complexo Cultural Ponta do Coral desenvolvido por Giselle Reitz; o Museu de História Natural de Jayne Pacheco e o Projeto Nautilus de Larissa Mendonça. 

- fogo: O último elemento será representado por peças de design e moda como cadeiras, bancos, bolsas, joias, entre outros, feitas pelos alunos Hamilton Itaya, Leonardo Shirazawa, Larissa Brantes, Bruna Rodrigues, Renan Lazzarotti Barros, Fernando Festa, Bruno Basdadjian, Lucas Karam, Taís Francelli, Felipe D. Uzum, Igor Hatanda e Pedro Nart.

Para ampliar a interação do público, Rotas conta com parceiros estratégicos que apoiam os artistas e reiteram a criatividade da mostra. A Coral forneceu toda a tinta usada no MUBA, a Faber-Castell doou os lápis que serão usados como bandeiras na Casa de Marte e a drom fragrances que vai estimular o olfato dos visitantes com as suas criações olfativas, também na Casa de Marte e na entrada do museu. Além deles, a Quintal - frente de tratamentos na geoterapia tecnológica da Feito Brasil - vai disponibilizar suas argilas na entrada da exposição para que os visitantes possam experimentar as diferentes sensações do produto enquanto explora a mostra.

Exposição Rotas

happens
from 07/12/2016
to 01/02/2017

where

Museu Belas Artes de São Paulo
Rua Dr. Álvaro Alvim, 76 - Vila Mariana, São Paulo - SP
(11) 5576-7300

source
Alice Ferraz Comunicação Integrada
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided