Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Mostra destaca o chamado “estilo italiano”, que emergiu no pós-guerra e consolidou-se durante o final da década de 1960, alçando os produtos Made in Italy ao sucesso.

Seu conceito está ligado à aliança empreendida entre indústria, habilidade técnica e artesania, em variadas produções, de joias a cerâmica, de têxteis a metais, da publicidade à moda, com legado ressoando até os dias atuais.

Com peças provenientes da Coleção Fondazione Massimo e Sonia Cirulli, A forma das ideias: design italiano do pós-guerra traz ao público paulistano 169 obras realizadas pelos mais reconhecidos artistas e designers italianos, entre eles Bruno Munari, Erberto Carboni, Lorenzo Castellaro, Gio Ponti.

Por meio de cartazes, esboços de publicidade, fotografias e objetos, a mostra traça uma história visual dos eventos que impulsionaram muitas empresas, artesãos e designers a contribuir para uma revolução de hábitos e costumes, construindo uma nova e moderna fase industrial do país, durante o período do “milagre econômico”, como ficou conhecido os anos 1950 e 1960 na Itália.

O conjunto de trabalhos reunidos busca transmitir ainda a versatilidade do saber-fazer italiano, destacando as personalidades multifacetadas de artistas e designers cuja criatividade manifesta-se em produtos tão diversos como nos desenhos do carro de corrida Cisitalia e da máquina de café Pavoni; na invenção de campanhas publicitárias para Fiat, Pirelli e Campari; e na criação de verdadeiros ícones modernos como a Lambretta.

Segundo os organizadores da mostra, o sucesso do design italiano tem origem, em grande parte, na combinação entre criatividade do designer e habilidade do artesão. Uma visão simplificada do processo de criação dos projetos pode distinguir entre uma fase criativa, a cargo do designer, e uma fase de implementação, baseada nas habilidades manuais e técnicas do artesão. A qualidade técnica dos produtos finais, o cuidado no processo de fabricação e a competência na execução do artesão são marcas inconfundíveis, fazendo-se presentes em vários suportes que descrevem as características de refinamento dos produtos italianos, bem como o desenvolvimento do país após a guerra.

Exposição: A forma das ideias

happens
from 14/12/2016
to 05/02/2017

where
ITO
Instituto Tomie Ohtake
Av Faria Lima, 201, cep 05426-010, Pinheiros
São Paulo SP Brasil
terça a domingo, das 11h às 20h
+55 11 22451900

source
Pool de Comunicação
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided