Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) apresenta a partir de 15 de fevereiro a exposição "Eterna Trilogia", com 101 obras dos mais clássicos gêneros visuais presentes na história da arte ocidental: retrato, paisagem e natureza-morta. Gratuita, a mostra trará ainda um núcleo especial, dedicado a celebrar os 70 anos da FAAP e que relembrará as primeiras obras adquiridas pelo museu.

Em "Eterna Trilogia", no núcleo Retratos, o público poderá ver obras que não se limitam a resumir as características físicas do retratado, mas também seu estado de ânimo, personalidade, caráter, valores éticos e história. Obras de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Flávio de Carvalho, Victor Brecheret, entre outros artistas, compõem o espaço.

O núcleo Paisagens traz produções de artistas como Johann Moritz Rugendas, Alfredo Volpi, Cícero Dias, Nicolas Vlavianos e Emiliano Di Cavalcanti. Nele, será possível apreciar a representação de paisagens marítimas, rurais, históricas, entre outras. Também presente na exposição, o gênero Natureza-Morta compõe o terceiro núcleo, com obras de Pedro Alexandrino, Cícero Dias, Gilberto Vançan, Flávio Shiró, Maria Tereza Louro, entre outros artistas.

O objetivo da curadoria é que o público possa contemplar obras de tendências acadêmica e modernista, além de realizações e interpretações  de formas artísticas  e conteúdos estéticos próprios do século XX e do início do século XXI. E a partir dessas obras, o visitante poderá notar variações sobre um mesmo tema e assinalar analogias, paridades e abordagens excepcionais.

"Procuramos sempre um motivo que nos oriente e permita a realização de uma exposição selecionando um conjunto de obras das nossas coleções. Isso requer muita disciplina, pesquisa e um processo de reestruturação e logística curatorial bem embasado e que procura criar uma mostra que resulte ser didática, de notáveis valores artísticos, atrativa em seu visual e que revele o devir e a continuidade das artes visuais brasileiras", explica o curador da exposição e diretor técnico do MAB-FAAP, José Luis Hernández Alfonso.

Félix Ziem 
(Beaune, França 1821 / Paris, França 1911)<br />Imagem divulgação

Félix Ziem (Beaune, França 1821 / Paris, França 1911)
Imagem divulgação

Tributo à Arte Brasileira

happens
from 15/02/2017
to 10/12/2017

where
MAB Faap
Museu de Arte Brasileira Faap
Rua Alagoas 903 Higienópolis
São Paulo SP Brasil
terça a sexta-feira, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
(11) 36627198

source
WN&P Comunicação
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided