Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade reúnem o melhor da poesia, do cinema e do samba no aniversário da capital paulista.

No dia 25 de janeiro, a cidade mais cosmopolita do Brasil completa 463 anos. Numa data tão importante, os grandes personagens da nossa cidade e da nossa cultura não poderiam ficar de fora. Por isso, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade, todas instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, prepararam atividades especiais que reúnem o melhor da literatura, do cinema e da música.

Casa das Rosas

Às 17h, acontecerá o lançamento do livro Antologia TranSPassar (Editora Sesi), organizado por Carlos Felipe Moisés e Victor Del Franco, que incluirá leituras de poemas sobre as ruas da cidade e depoimentos dos poetas participantes.  

Às 20h, no jardim do museu, ocorrerá o Sampoemas. Com exibição única do filme São Paulo, Simphonia da Metrópolede Adalberto Kemeny e Rudolf Rex Lustig, realizado em 1929, que mostra um dia na cidade, do nascer ao pôr do sol. Para esta exibição, o conhecido maestro e compositor Livio Tragtenberg executará ao vivo a trilha musical que compôs para o filme. 

Casa Mário de Andrade

Na Barra Funda, às 11h, a cantora Dani Mattos e o grupo Toque de Bambas para o espetáculo Cronistas da Cidade, que apresentará uma roda de samba, além de poemas,  esquetes de radionovela e curiosidades sobre a capital. O evento contará com uma participação muito especial do ator Pascoal da Conceição, que interpretará o escritor Mário de Andrade. Às 16h, Fernanda de Almeida Prado e Magno Camalle realizam uma apresentação artística em formato de aula-show, baseada no romance Macunaíma, de Mário de Andrade.

Casa Guilherme de Almeida

No Pacaembu, começa a programação no dia 22, a partir das 14h30, com São Paulo, 463 anos: crônicas de “ontem – hoje – amanhã”. A atividade é motivada pela paixão que o poeta Guilherme de Almeida tinha pela cidade de São Paulo, expressada por meio de sua coluna “Ontem – Hoje – Amanhã”, no jornal Diário de S. Paulo. Durante uma visita ao Museu, os participantes poderão apreciar a vista do mirante que inspirava o poeta, com leituras e conversas sobre o gênero crônica e suas especificidades em relação a outras modalidades de texto. Ao final, será proposta uma atividade em que os participantes poderão exercitar sua escrita.

No dia 25, às 15h, o museu realizará um encontro na Sala Cinematographos com o cineasta Ugo Giorgetti, que conversará com o público sobre seu primeiro longa-metragem, Jogo Duro (1984), rodado no bairro do Pacaembu.

São Paulo - 463 anos

happens
from 22/01/2017
to 25/01/2017

where
Casa das Rosas
Av Paulista 37 Bela Vista
São Paulo SP Brasil
+55 11 3285.6986

where

Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literaria
Rua Macapá, 187
Perdizes, São Paulo, SP
(11)3672 1391
e-mail

where

Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves 546 - Barra Funda
01154-010 São Paulo SP
Funcionamento para inscrição: segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19, e sábado, das 10h às 13h Telefone: (11) 3666-5803 / 382

source
Poiesis, Acessoria de Imprensa
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided