In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
O livro da Romano Guerra estará na ocasião do lançamento, excepcionalmente com 60% de desconto, ou seja, por apenas R$ 40,00 você terá a oportunidade de levar para casa um #livrodepeso.
O livro Vilanova Artigas. Casas paulistas 1967-1981 de autoria de Marcio Cotrim, editado pela Romano Guerra, 2017.
O livro reúne desenhos originais e fotografias de época acervados na Universidade de São Paulo e em coleções particulares dos clientes do arquiteto, conformando uma iconografia fundamental para a história da arquitetura brasileira do século 20 e, em especial para a história cultural do Estado São Paulo.
O livro se origina da tese de doutorado defendida com em julho 2008 na Universidade Politécnica da Catalunha, de autoria de Marcio Cotrim e sob a orientação dos professores Fernando Alvarez Prozorovich (Espanha) e Abilio Guerra (Brasil), que assinam a apresentação do livro, onde pode ser ler o seguinte:
“Evitando mecanismos apriorísticos, o autor trabalhou com uma grande quantidade de material original do período analisado disponível no arquivo de Vilanova Artigas, visitou e experimentou suas casas, conversou com seus proprietários e recolheu valiosos depoimentos. Além disso, realizou um trabalho de análise metodologicamente impecável no qual se destacou o interesse pela obra e a necessidade de revelar o modus operandi do autor, buscando recordar o ‘muito no pouco’, como diz o poema de Fernando Pessoa citado pelo próprio Artigas em seu texto O desenho, de 1967. E devemos reconhecer que não é tarefa fácil o desafio de analisar obras e projetos estilisticamente tão diferentes como as casas Elza Berquó, José Mário Taques Bittencourt III, Ariosto Martirani, Alfred Günther Domschke, Juvenal Juvêncio, Elias Calil Cury ou José Vieitas Neto. Na confrontação com a doxa arquitetônica de sua época, expressada pela jovem crítica brasileira desencantada frente aos dogmas modernos reinantes, Artigas parece eleger dar um passo atrás, talvez para não ficar completamente isolado”.
Sobre o autor
Marcio Cotrim é arquiteto, mestre e doutor pela Universidade Politécnica da Catalunha, professor adjunto do curso de arquitetura da UFPB, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (mestrado e doutorado). membro do corpo editorial da revista Thésis da Anparq – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. É autor do livro Arquiteturas do cotidiano. A obra de Ribas Arquitectos 1960-2007 (Romano Guerra, 2008).
Ficha TécnicaVilanova Artigas. Casas paulistas 1967-1981
Marcio Cotrim
Romano Guerra Editora, 2017
apresentação
Fernando Alvarez Prozorovich e Abilio Guerra
coordenação editorial
Abilio Guerra, Silvana Romano Santos e Fernanda Critelli
ensaio fotográfico
Nelson Kon
projeto gráfico
Darkon Vieira Roque e Clara Laurentis
Impressão
Ipsis
realização
Ministério da Cultura
Patrocínio
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / Governo do Estado de São Paulo.
Apoio institucional
projeto Vilanova Artigas, Gail e Senac.
1ª edição, 304 páginas, fotos, ilustrado, colorido, papel Supremo 350g/m2, miolo em papel Eurobulk 100g/m2, 17 x 24 cm, ISBN 978-85-88585-50-8.