Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O fundador e atual diretor-presidente do Instituo Odeon – entidade gestora do Museu de Arte do Rio (MAR) – Carlos Gradim faz uma palestra na qual compartilha suas experiências e reflexões sobre o papel do gestor cultural em tempos atuais.

Segundo Gradim, espera-se de um gestor da área da cultura as mesmas posturas que um gestor de qualquer outro segmento: ética, responsabilidade, transparência e comprometimento. Para ele, em um país onde as políticas públicas de cultura estão concentradas em praticamente um único mecanismo, aquele focado em isenções fiscais, a responsabilidade dos chamados "proponentes" é ampliada. 

Tempos estes, que se mostram mais complexos, dotados de crise moral, ética e de valores, onde se percebe inclusive uma certa "demonização" da cultura. É nesse sentido, que o papel dos gestores deve ser o de deslocar e tentar, a todo o momento, mudar a visão da "crise" para a visão da "solução". Faz-se necessário tratar o assunto "cultura" como prioridade nas agendas públicas, sendo cada vez mais transparentes, construindo dados confiáveis e demonstrando que o campo cultural gera emprego, renda e transformação real na vida das pessoas.

Carlos Gradim é fundador e atual diretor-presidente do Instituto Odeon, entidade gestora do  Museu de Arte do Rio - MAR. Foi gerente executivo e co-idealizador do programa Plug Minas (projeto Valores de Minas) e gerente executivo do Circuito Cultural Praça da Liberdade, ambos do Governo de Minas Gerais. Publicitário e produtor cultural, possui ampla atuação no campo do teatro e cinema. Assinou a direção, coordenação e produção executiva de mais de 28 espetáculos e festivais teatrais, entre eles o Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT-BH) e o Festival Internacional de Arte Negra (FAN).

Sobre o CPF Sesc

Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e  Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações  e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo.

Além do Curso Sesc de Gestão Cultural - que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas - a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas, voltadas para o público em geral.

Carlos Gradim faz palestra sobre gestão cultural no Sesc

happens
in 28/07/2017

more
Das 19h30 às 21h30.

where
CPF
Centro de Pesquisa e Formação - Sesc
Rua Pelotas, 141, 5º andar, Torre A
Vila Mariana - São Paulo
TEL.: 11 5080-3057
e-mail

source
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided