Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Exposição retrata a vida, tradição e cultura gaúcha e traz contribuições para fortalecer sua identidade.

Gaúchos e Gauchos é fruto de um estudo e coleta de dados em campo, realizados ao longo de dois anos, pelo curador argentino Guillermo David e equipe do Sesc São Paulo sob coordenação de Marina Herrero. As fotografias são do argentino Christian Delgado, produção de Ulysses Fernandes. A exposição conta com as colaborações da Biblioteca Nacional e Museo de Bellas Artes, da Argentina; Consulado de Argentina en RochaSociedad Criolla “Batovi e Bonura”, o folclorista uruguaio Boby Aliano e do Sesc Rio Grande do Sul.

A cultura do gaúcho (gauchesca) é composta e compartilhada por vários grupos sociais, abrangendo, pelo menos, três países: Brasil, Uruguai e Argentina. Sua vida se articula em torno dos negócios rurais do ciclo do gado, constituindo o que os antropólogos chamam de "complexo equestre”. Esses modelos de vida estão ameaçados de extinção pelos avanços civilizacionais e tecnológicos que interferem em seus costumes tradicionais. De acordo com o curador Guillermo David, a cultura gauchesca está em perigo e resiste aos embates da modernização, a exposição aborda as vulnerabilidades e o desaparecimento da figura social e possíveis causas. A base material da cultura gauchesca manteve-se relativamente estável ao longo dos dois últimos séculos, e se reflete na cultura “popular” e “culta”, dando forma a hábitos e moldes de civilidades próprias de regiões específicas que transcendem as fronteiras dos estados.

Norteado pela premissa de valorizar e revitalizar as culturas regionais, oSesc São Paulo traz à zona sul da cidade, a exposição Gaúchos e Gauchos –Brasil, Argentina e Uruguai, com uma série de imagens de rostos, paisagens e cenas de trabalho, em diversas dimensões registradas no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Há também estatuetas da cultura popular e elementos do trabalho rural.  Com o intuito de se aproximar e refletir sobre o mundo vital do gaúcho, nos dias 28, 29 e 30 de julho, o Sesc realiza na Unidade Interlagos um encontro dos três países, com a presença do quarteto musical La Sinfonica de Tambores Patria Gaucha (Uruguai), os gaiteiros João Mendes (Porto Alegre - RS) e Waldomiro Azevedo (São Lourenço do Sul – RS), a dupla de músicosGracio e índio Pessoa (Erechim – RS), o trio feminino Flor de Irupé (Argentina), o grupo de músicos e bailarinos do CTG - Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande (Rio Grande do Sul), os cavaleiros do Piquete 35 e seus animais trazidos de Lagoa Vermelha, com demonstrações de montaria, doma, tiro de laço, e palestras sobre o universo gauchesco.

Exposição Gaúchos e Gauchos

happens
from 08/07/2017
to 10/09/2017

where

Sesc Interlagos
Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial
SAO PAULO | CEP: 04821-270
Quarta a Domingo das 9h às 17h

source
Buriti Comunicação
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided