Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Programação conta com 37 desenhos de 20 diretores destinados ao público infantil e adulto.

O Cine Brasília apresenta, de 27 a 30 de julho de 2017, a “Mostra de Animação Russa”, com a exibição de 37 desenhos animados, de 20 diretores, realizados entre os anos de 1950 e 2014. O projeto, com a curadoria assinada por Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova, conta com o patrocínio do Banco de Brasília.

Além das sessões de filmes, serão realizadas mesa-redonda – sobre os aspectos da animação cinematográfica russa e soviética, seus significados e as suas perspectivas para a sociedade e para o cinema – com a participação da diretora e animadora russa Svetlana Filippova, e sessão comentada pelos curadores. A mostra conta ainda com o lançamento do livro Tarakã (Baratão), do escritor russo Kornei Tchukóvski, com tradução para o português e parceria com a Editora Kalinka, na sexta, dia 28, às 17h.

Entre os destaques da programação encontra-se o filme O Velho e o Mar (1999), de Alexander Petrov, renomado diretor de cinema de animação, vencedor do Oscar por este filme, e que foi indicado novamente ao Oscar por Meu amor (2006). Outro destaque é O Conto dos Contos, obra prima de Yuri Norstein, considerado, pela Academia Americana de Cinema, o melhor desenho animado de todos as épocas e povos. Norstein, por seu estilo poético e único, ocupa um lugar singular na animação russa com obras destinadas às crianças e aos adultos.

O público também poderá conhecer a obra do escritor e poeta infantil Kornei Tchukóvski, considerado o mais importante autor infantil da Rússia. Serão exibidos Tarakã, o Bigodudo e Mukha-Tsokotukha, baseados em livros infantis escritos pelo autor. Entre as produções para as crianças, destacam-se, ainda: três obras relacionadas ao usrinho Puff, O crocodilo Guena, O ursinho Taptizhka, A raposa e a lebre, A garça e a cegonha, entre outros.

Outros desenhos que fazem parte da programação também foram baseados em obras literárias conhecidas de escritores russos e estrangeiros, tais como O Quebra-Nozes, de E.T.A Hoffmann (com música do compositor russo Piotr Thaikovsky), e O conto do pescador e do peixinho. Ambos foram inspirados na obra de Aleksander Pushkin – um dos poetas russos mais importantes.

Além do cinema clássico, a ex-União Soviética foi uma das maiores produtoras de animações, tradição que ainda perdura na Rússia contemporânea. Por isso, também é importante ressaltar os filmes de Svetlana Filippova, aluna de Yuri Norstein. A autora, diretora e animadora trará para Brasil quatro filmes dela, feitos numa técnica única, na qual utiliza borra de café. Destaque também para o filme Lavatory-Lovestory, de Konstantin Bronzit, indicado ao Oscar em 2009.

“A mostra é composta, ainda, por outros importantes nomes do cinema de animação soviético e russo e apresenta no Brasil uma produção única que, apesar de ter recebido importantes prêmios na Europa e nos Estados Unidos, ainda não é conhecida no país. 80% dos filmes são da época da antiga União Soviética e o restante da produção de animação contemporânea. Queremos, portanto, levar ao público um importante capítulo da história do cinema de animação universal”, afirma Maria Vragova.

Animação Russa

O cinema de animação infantil tem um papel de grande importância na história cinematográfica da Rússia. A programação da Mostra de Animação Russa oferece ao público brasileiro uma oportunidade singular de conhecer belas produções e importantes nomes da literatura universal, da literatura russa e da música. Cada detalhe dos desenhos animados é realizado por profissionais de alto nível. A música traz composições dos principais compositores daquele país, como Shostakovich, Prokofiev e Gubaidulina, e quem dá voz aos personagens são atores russos de destaque.

Cineastas como Yuri Norstein e Serguey Kozlov baseiam-se em histórias do rico folclore russo ou em contos de Pushkin e Tchukóvski, poeta russo que escrevia para as crianças e que pode ser considerado o Monteiro Lobato russo. Assim, por meio do cinema de animação, o público infantil e adulto é sempre confrontado com diferentes linguagens artísticas, representadas por profissionais renomados.

“O cinema russo foi, sem dúvida, sempre um dos mais expressivos do mundo e este país contribuiu de maneira singular para o desenvolvimento da sétima arte no século XX. A escola de animação russa é marcada pela exploração de temas mais profundos e poéticos, de grande importância para a sociedade contemporânea. Apesar de a URSS ter sempre uma postura beligerante, os desenhos desenvolvidos no país ensinam bons valores”, afirma o curador Luiz Gustavo Carvalho.

Ouricinho em nevoeiro, Norstein

Ouricinho em nevoeiro, Norstein

Cine Brasília promove mostra de animação russa pela primeira vez na capital federal

happens
from 27/07/2017
to 30/07/2017

where
Cine Brasília
EQS 106/107
Brasília DF Brasil

source
Bárbara Chataignier
Rio de Janeiro, RJ

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided