Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Curso coordenado por Renata Martins, com conferências de: Luciano Migliaccio, Márcia Arcuri, Cristiana Barreto e André Tavares.

O curso introduz os diversos significados da noção de “barroco” na arte da Europa e da América Latina. São abordadas a transferência e circulação de modelos europeus, bem como o desenvolvimento de manifestações originais e multiculturais nos diferentes contextos latino-americanos nos séculos 17 e 18. Primeiramente, o curso discorre sobre obras de artistas do barroco, especialmente na Itália, Espanha e Portugal. Em seguida, sobre o contato com as culturas indígenas, considerando as trocas artísticas no México, nos Andes e no Brasil, da Amazônia ao sul do país. Finalmente, centra-se nas formas de interpretar e retomar a arte ameríndia e colonial no modernismo latino-americano.

Plano de aulas

15/08/2018
Aula 1. O debate sobre o barroco na história da arte
Apresentação do Curso. O conceito de Barroco na História da Arte. Renascimento e Barroco. Continuidades e Descontinuidades. O Barroco na América: transferências de modelos e manifestações originais e multiculturais.
22/08/2017
Aula 2. O barroco romano: Bernini, escultor e arquiteto Conferência com Luciano Migliaccio
Os grupos Borghese. As obras para a Basílica de São Pedro. Bernini e o retrato. As fontes e as intervenções urbanas em Roma. Bernini e o teatro. O noviciado dos jesuítas: Igreja de Sant`Andrea al Quirinale em Roma. O Êxtase de Santa Teresa e o bel composto.
29/08/2017
Aula 3. O espaço da arquitetura barroca: Borromini, Pietro da Cortona, Guarino Guarini
Conferência com Luciano Migliaccio Borromini em Roma: San Carlo alle Quattro Fontane e Sant`Ivo alla Sapienza; o restauro da Basílica de Latrão; o Palácio da Congregação de Propaganda Fide; o Oratorio dei Filippini. Pietro da Cortona e o urbanismo barroco: igrejas de Santi Luca e Martina e Santa Maria della Pace. Guarino Guarini em Turim: a capela do Santo Sudário; a igreja de San Lorenzo; o Palácio Carignano.
05/09/2017
Aula 4. A pintura decorativa do barroco: de Pietro da Cortona a Andrea Pozzo, e a sua difusão internacional
Pietro da Cortona: a abóboda do Palácio Barberini em Roma; as obras no Palácio Pitti em Florença; a polêmica com Andrea Sacchi. As obras decorativas de Rubens na França e na Antuérpia. Giovanbattista Gaulli, Andrea Pozzo e a decoração dos espaços religiosos dos jesuítas na Ásia e na América.
12/09/2017
Aula 5. O Barroco na Península Ibérica
Conferência com professor André Tavares Barroco em Portugal. Arquitetura religiosa: os modelos italianos na época de João V; João Felipe Ludovice e o Palácio de Mafra; Nicolau Nasoni no Porto; Antonio Canevari; os Bibiena em Lisboa. A talha barroca em Portugal. Baccherelli e a pintura decorativa. A pintura de brutesco. Arquitetura barroca na Espanha: o estilo Churriguera.
19/09/2017
Aula 6. O debate sobre o estilo mestiço na arte do barroco latino-americano
A obra de Ángel Guido. Mário de Andrade no Brasil. O Debate sobre o estilo mestiço na arte latino-americana: Hispanistas x Indigenistas. Graziano Gasparini na Venezuela. O binômio decoração americana / arquitetura europeia. A obra dos arquitetos bolivianos Teresa Gisbert e José de Mesa. O congresso do barroco Ibero-americano em Roma, 1980. A contribuição de Ramón Gutiérrez. As pesquisas recentes.
26/09/2017
Aula 7. A circulação de livros ilustrados e a decoração de espaços religiosos na América
As bibliotecas coloniais na América. As bibliotecas dos Colégios Jesuíticos. A circulação de livros ilustrados na América Latina. Livros de emblemas, livros de história natural, iluminuras, grotescas. As pinturas de teto em Tunja na Colômbia no século 16 e os estudos de Santiago Sebastián. O uso dos modelos impressos e da tradição emblemática na decoração dos espaços religiosos na América Latina.
03/10/2017
Aula 8. O Barroco Monumental no Nordeste do Brasil
10/10/2017
Aula 9. As artes nas missões jesuíticas na América do Sul: diálogos entre culturas ameríndias, asiáticas e europeias
Arte e arquitetura da Companhia de Jesus em Roma e o projeto global dos jesuítas: existiu um estilo jesuítico? As Missões na América e na Ásia. Os Trinta Povos das Missões (Brasil, Argentina e Paraguai). As missões de Chiquitos na Bolívia. As missões em São Paulo. As missões na Amazônia (Maranhão e Grão-Pará). As oficinas dos Colégios da Companhia: jesuítas, índios, mestiços e negros artífices.
17/10/2017
Aula 10. Arqueologia e Arte na Amazônia
Primeiros estudos. Debate sobre as origens: Marajó/Andes. Pintura Rupestre. Culturas Marajoara, Maracá, Konduri, Tapajônica. Grafismo Indígena. Coleções Arqueológicas. Artes Indígenas: Exposições e Musealização.
24/10/2017
Aula 11. As artes na Amazônia do período colonial: a contribuição indígena
A missão do rio Tapajós e a cultura indígena: Santarém e Monte Alegre no Pará. Índias pintoras de cuias. O jesuíta luxemburguês João Felipe Bettendorff e a arte e arquitetura no estado do Maranhão e Grão-Pará do século 17. Índios, negros e mestiços entalhadores, o escultor tirolês João Xavier Traer e as obras da igreja do Colégio Jesuítico de Santo Alexandre em Belém, século 18. Os materiais, os instrumentos, a habilidade dos índios no Tesouro Descoberto no Máximo Rio Amazonas de João Daniel, século 18. Objetos e relações da Coleção Etnográfica da Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira.
31/10/2017
Aula 12. Culturas mesoamericanas e arte europeia no México do período colonial
O (des)encontro / a destruição de ídolos e a substituição de imagens. A mestiçagem e os estudos de Serge Gruzinski no México. Os códices mexicanos. Os cronistas. Arquitetura religiosa e os estudos de George Kubler. A fachada retábulo. A praça e o mercado. As capelas de índios. As capillas posas. A arquitetura das igrejas cristãs sobrepostas aos templos pré-colombianos.
07/11/2017
Aula 13. O barroco no Peru e na Bolívia, e a cultura tradicional andina
Objetos de cultura tradicional andina e os aportes europeus no período colonial: keros (copos) e mantos cerimoniais. Cronistas incas: Garcilazo de la Vega e Guamán Poma de Ayala. Motivos andinos na arte barroca. A decoração plana de fachadas. Mitos indígenas e a iconografia da arte barroca andina. O barroco andino híbrido de Gauvin Bailey.
14/11/2017
Aula 14. Arte Pré-Colombiana: Mesoamérica e Andes
Conferência com Márcia Arcuri. Arte pré-colombiana em Mesoamérica. Teotihuacán. Astecas. Maias. Mixtecas. Zapotecas. Arte pré-colombiana na região andina. Chavín. Tihuanaco. Paracas. Nazca. Moche, Incas.
21/11/2017
Não haverá aula
28/11/2017
Aula 15. O Barroco e o Rococó em Minas Gerais e o Aleijadinho
Conferência com André Tavares Os principais centros do Barroco brasileiro. Arte e arquitetura barroca em Minas Gerais. Aleijadinho. Fortuna crítica do barroco no Brasil do século XIX. O barroco colonial no modernismo brasileiro: da viagem dos modernistas paulistas ao ensaio sobre Aleijadinho de Mário de Andrade. A contribuição de Myriam Ribeiro de Oliveira.
05/12/2017
Aula 16. Relações entre arte indígena, o barroco e o modernismo no Brasil no contexto latino-americano
A literatura: Mário de Andrade e Raul Bopp. A arqueologia e a arte: Frederico Barata. A primeira exposição antropológica. A decoração marajoara. Theodoro Braga, Carlos Hadler, Manoel Pastana, Fernando Correia Dias de Araújo, Maria Martins. A pesquisa dos artistas nas coleções do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Vicente do Rego Monteiro: Lendas e Crenças dos Índios da Amazônia, Quelques Visages de Paris, figurinos e pinturas. Exposição abordada: Amazônia, Ciclos de Modernidade (CCBB, Rio de Janeiro, 2014)
Manufatura dos Gobelins, Os dois touros, 1723 e Rembrandt van Rjin e ateliê, Retrato de jovem com corrente de ouro (Autoretrato com corrente de ouro), circa 1635

Manufatura dos Gobelins, Os dois touros, 1723 e Rembrandt van Rjin e ateliê, Retrato de jovem com corrente de ouro (Autoretrato com corrente de ouro), circa 1635

Curso 'Histórias da arte'

happens
from 15/08/2017
to 05/12/2017

where
MASP
Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 Cerqueira César
São Paulo SP Brasil
Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h (bilheteria aberta até às 17h). Quintas-feiras, das 11h às 20h (bilheteria até às 19h)
(11) 3251 5644
e-mail

source
MASP - Museu de Arte de São Paulo
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided