Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Curso coordenado por Luciano Migliaccio, com conferências de: Renata Maria de Almeida Martins, Ricardo Marques de Azevedo e Simone Florídia.

Os europeus chegaram à América no apogeu do chamado Renascimento. Naquela época, o redescobrimento da cultura greco-romana e a valorização do saber empírico deram um novo e destacado papel ao conhecimento visual e aos artistas, ampliado pela difusão crescente das imagens impressas. O contato com terras, povos e temas desconhecidos no passado provocou também interpretações excêntricas dos modelos em busca de uma linguagem adequada a conteúdos inéditos: o Anti-renascimento. O fantástico, o grotesco, o mágico frequentemente se misturou ao nascente método científico. O curso apresenta estes diversos aspectos da cultura do século 15 e 16 na arte, focando a formação e a crise do modelo clássico e o surgimento de modernas concepções da forma a partir dos desafios postos pela nova realidade global.

Plano de aulas

14/08/2017
Aula 1. Arte e humanismo
O significado da antiguidade romana na arte e na literatura da Itália do século XV. A retomada do naturalismo antigo. A relação entre a pintura e a palavra. Erasmo de Roterdã e a recepção crítica dos modelos italianos na Europa do Norte.
21/08/2017
Aula 2. A perspectiva: arte e ciência
A relação entre conhecimento científico e experiência visual através da perspectiva e do desenho: de Brunelleschi a Piero della Francesca a Leonardo da Vinci. O studiolo de Federico da Montefeltro em Urbino e os usos da perspectiva na arte italiana do Renascimento.
28/08/2017
Aula 3. A nova condição social do artista
Os autorretratos como documento das mudanças da posição do artista na sociedade e na hierarquia do saber. As mulheres artistas no Renascimento.
04/09/2017
Aula 4. A linguagem da escultura no renascimento italiano
Donatello: a estátua, o relevo, o busto; o sepulcro no Renascimento; Luca Della Robbia e a terracota esmaltada; Antonio Pollaiolo, Andrea del Verrocchio.
11/09/2017
Aula 5. As artes irmãs: diálogos entre pintura e escultura
Leonardo, Michelangelo e a comparação entre as artes no Renascimento.
18/09/2017
Aula 6. Arquitetura e Cidade
Conferência com Ricardo Marques de Azevedo A representação da arquitetura e o surgimento dos tratados de arquitetura de Alberti a Rafael. O artista, o arquiteto e o príncipe. O palácio e a vila no Renascimento Italiano.
25/09/2017
Aula 7. O retrato
Jan Van Eyck e o surgimento do retrato moderno na pintura flamenga e italiana. Rafael, Ticiano, Francisco de Holanda e as funções políticas do retrato. O retrato feminino.
02/10/2017
Aula 8. Maneirismo
Conferência com Simone Florídia Michelangelo. O conceito de “maneira” e as biografias de Giorgio Vasari. O maneirismo italiano: Florença (Andrea Del Sarto, Pontormo, Rosso, Salviati); Parma (Correggio e Parmigianino), Veneza (Ticiano, Tintoretto, Veronese).
09/10/2017
Aula 9. A difusão do maneirismo na Europa.
Albrecht Dürer, Mathias Grünewald, Lucas de Leyden: pintura, gravura e novos usos da imagem na Europa do Norte. Italianos e franceses no Castelo de Fontainebleau. Os artistas flamengos e Roma.
16/10/2017
Aula 10. O cômico, o fantástico e o popular de Bosch a Bruegel Conferência com Simone Florídia
A representação da loucura e do demoníaco na obra de Bosch. A loucura no mundo nórdico: Sebastian Brant, Erasmo de Roterdã. Épico, cômico e grotesco: Folengo, Pulci, Rabelais. A representação do carnaval e do popular em Bruegel.
23/10/2017
Aula 11. As grotescas, os emblemas, as divisas.
A descoberta da grotesca. Rafael e a reinvenção da grotesca nos aposentos do papa Leão X. Hieróglifos, emblemas e divisas: a arte da memória e o saber oculto.
30/10/2017
Aula 12. A representação do fantástico e do exótico
O imaginário do Novo Mundo e as imagens fabulosas da tradição antiga e medieval; as primeiras imagens dos indígenas americanos; a representação do Brasil na arte e nas festas na Europa do século XVI. A imagem dos outros.
06/11/2017
Aula 13. Astrologia e magia
A sobrevivência da astrologia grego-romana e dos deuses pagãos. Renascimento científico, Renascimento mágico. As pinturas do palacete de Schifanoia em Ferrara e a tradição astrológica. A representação da bruxaria.
13/11/2017
Aula 14. O Renascimento fora da Europa
Aculturação e mestiçagem. O contexto latino-americano. Os portugueses na Ásia e na África. A arte cristã produzida no Japão. A recepção da arte ocidental na China do século XVI e XVII. Artistas europeus na corte dos Moghul da Índia.
27/11/2017
Aula 15. A imagem científica e os monstros
A criação dos primeiros jardins botânicos; a ilustração zoológica e o maravilhoso; O “Studiolo” de Francisco I em Florença; o Gabinete de Maravilhas do Imperador Rodolfo II em Praga; Giuseppe Arcimboldo entre a ciência e a maravilha.
04/12/2017
Aula 16. O Encontro com as culturas ameríndias e as coleções de objetos naturalísticos e etnográficos
Conferência com Renata Maria de Almeida Martins Os objetos etnográficos nos gabinetes de maravilhas entre o Renascimento e o Barroco. Arte plumária, códigos pictográficos, objetos ameríndios.
Detalhes das imagens: Rafael, Ressurreição de Cristo, 1499-1502 e Hieronymus Bosch, As tentações de Santo Antão, c. 1500

Detalhes das imagens: Rafael, Ressurreição de Cristo, 1499-1502 e Hieronymus Bosch, As tentações de Santo Antão, c. 1500

Curso 'Histórias da arte'

happens
from 14/08/2017
to 04/12/2017

where
MASP
Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 Cerqueira César
São Paulo SP Brasil
Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h (bilheteria aberta até às 17h). Quintas-feiras, das 11h às 20h (bilheteria até às 19h)
(11) 3251 5644
e-mail

source
MASP - Museu de Arte de São Paulo
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided