Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Mais de 100 obras do artista, incluindo instalações imersivas com luzes e trabalhos raramente vistos no papel, serão exibidas no Brasil.

A AkzoNobel - multinacional holandesa líder em tintas e revestimentos e especialidades químicas, é uma das empresas apoiadoras da exposição 'Julio Le Parc: da Forma à Ação', que chega ao Brasil, no próximo sábado (25/11), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP). A exibição é uma exploração da figura central do artista argentino Julio Le Parc, na história da arte do século 20 e ficará em cartaz até a 25 de fevereiro de 2018, com entrada gratuita.

Com curadoria de Estrellita B. Brodsky e consultoria artística de Yamil Le Parc, a mostra traça décadas de engajamento do artista, com mais de 100 obras distintas. O trabalho é o resultado de uma pesquisa retrospectiva da prática de Julio Le Parc ao longo de sua carreira. Apesar de trabalhar no âmbito histórico, a exposição proporciona experiências físicas e visuais aos visitantes, trazendo-os para o presente e permitindo que cada um tenha sua reação de maneira pessoal e única. 

"A arte é uma forma de expressão em que o artista dialoga com as pessoas, troca sensações e propõe reflexões sobre determinado tema. E o Julio Le Parc consegue trabalhar bem essa interação com o público em suas obras. Nós incentivamos muito essa relação, faz parte do nosso propósito proporcionar transformações na vida das pessoas, por meio da arte", comenta Karen Watanabe, gerente de comunicação da AkzoNobel. 

Com obras voltadas ao empoderamento social, a mostra é dividida em três seções temáticas. A primeira, 'Da superfície ao objeto', apresenta o uso da cor como meio de desestabilizar a superfície bidimensional. A segunda, 'Deslocamento; Contorções; Relevos', traz os revolucionários labirintos-instalação, oferecendo aos espectadores uma experiência sensorial desorientadora. E por último, encontra-se o ´Jogo & Política de participação´, que aborda questões sobre os muros físicos e ideológicos separando o espectador, a obra de arte e a instituição.

A exposição `Julio Le Parc: da Forma à Ação' apresenta o artista à nova geração, permitindo que cada visitante reaja de forma direta e pessoalmente ao trabalho.

Sobre o Artista

Nascido em 1928 em Mendoza, Argentina, Julio Le Parc frequentou a Escuela de Bellas Artes in Buenos Aires, em 1943. Imigrou para Paris em 1958, onde participou do Grupo de Pesquisa de Artes Visuais (GRAV). Representando a Argentina na Bienal de Veneza de 1966, Le Parc ganhou o Grand International Prize for Painting como artista individual. Apesar da dissolução do coletivo GRAV em 1968, Le Parc continuou a trabalhar simultaneamente como artista individual e como parte de coletivos internacionais, particularmente os envolvidos em denunciar regimes políticos totalitários. Sua participação em diversas manifestações sindicais em maio de 1968, fez com que ele fosse expulso do país por um ano.

No seu retorno, Le Parc tornou-se um importante canal entre os ativistas latino-americanos e a cena artística de Paris, mais especificamente por meio da publicação parisiense ROBHO, para a qual cobria os eventos do coletivo Tucumán Arde, na Argentina. 

Os trabalhos de Le Parc têm sido assunto de diversas exposições na Europa e América Latina, incluindo o Instituto di Tella (Buenos Aires), Museo de Arte Moderno (Caracas), Palacio de Bellas Artes (Mexico), Casa de las Americas (Havana), Moderna Museet (Stockholm), Daros (Zürich), Städtische Kunsthalle (Düsseldorf) e mais recentemente no Palácio de Tóquio, em Paris.

Exposição 'Julio Le Parc'

happens
from 25/11/2017
to 25/02/2018

where
ITO
Instituto Tomie Ohtake
Av Faria Lima, 201, cep 05426-010, Pinheiros
São Paulo SP Brasil
terça a domingo, das 11h às 20h
+55 11 22451900

source
AkzoNobel
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided