Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Em março, com apoio do CAU SP o festival exibe um programa especial em universidades, escolas e instituições culturais com sessões na Faap, Senac e IAB SP

O Move Cine Arte é um festival internacional de cinema dedicado exclusivamente à exibição de filmes de arte e sobre arte com curadoria realizada por Andre Fratti Costa (Brasil) e Steve Bisson (Itália).

Em sintonia com a Bienal de Arquitetura de Veneza, a 3a. edição do Move dedicado a Arquitetura e Urbanismo, respectivamente, Move Cine Arch, contribui para diminuir a lacuna de festivais no Brasil e exterior, ampliando o debate acerca do espaço urbano e das principais questões relacionadas à vida nas cidades.

A iniciativa voltada para estes temas tão relevantes e contemporâneos, ganha agora uma atração especial: o Programa CAU, que será apresentado de 11 e 23 de março na Faap – Fundação Armando Alvares Penteado, no IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil e no Senac Lapa Faustolo. A entrada é franca e está sujeita à lotação das salas.

Em sua 3a. edição o Move selecionou entre curtas, médias e longas metragens, 27 filmes de 15 países e premiou 4 filmes que foram exibidos na abertura do festival em Veneza durante a prestigiada Bienal de Arquitetura que acontece na cidade italiana.

Realizadores

Andre Fratti Costa, Cineasta formado pela Faap e Mestre FAU USP. Pesquisador e curador que atua em projetos de intersecção entre o Cinema, as Artes, a Arquitetura e o Urbanismo. É curador e idealizador do Move Cine Arte Festival Internacional de Filmes sobre Arte, apoiado por diversas instituições culturais internacionais.

Steve Bisson, Diretor de arte, curador, com atuações no campo do urbanismo e da antropologia visual. Formação no Istituto Universitario di Architettura, Veneza, Itália, MBA Kansas University, EUA.

Programação do evento

11/03/2019 (segunda), 11:00 (330 lugares)

FAAP (auditório 01)

Rua Alagoas 903

“Do More With Less” de Katerina Kliwadenko e Mario Novas

Espanha/Chile/Equador, 2017

01:24:12

Sinopse: “Do More With Less” mostra como jovens arquitetos estão trazendo uma mudança de paradigma ao oferecerem uma nova compreensão da maneira como essa profissão interage com a sociedade.

+ Bate-papo com Curadores e convidados professores de Arquitetura da Faap.

12/03/2019 (terça), 19:30 (60 lugares)

IAB-SP

Rua Bento Freitas 306

“Cartucho” de Andrés Chaves Sanchez

Colômbia, 2017

00:54:00

Sinopse: Reconstrói a memória corrompida do Bairro Cartucho em Bogotá. É uma história sobre a degradação como marca de uma sociedade que tenta varrer a sujeira para debaixo do tapete.

+ Bate-papo com curador e convidados do IAB.

19/03/2019 (terça), 19:30 (120 lugares)

Senac Lapa Faustolo

Rua Faustolo 1347

“The Karamazoffs (A walk on the SoHo years)” de Juan Gamero and Carmen Rodríguez.

Espanha, 2016.

85’51’’

Na década de 1960, fábricas abandonadas no bairro de SoHo em Nova York era ocupadas por artistas de todo o mundo, transformando o bairro no coração da arte experimental, com o crescimento rápido de estúdios, arte conceitual, acontecimentos, performaces e vídeo arte. Os Karamazoffs é um grupo de artistas renomados de Barcelona (Muntadas, Miralda, Zush e Rober Llimós, entre outros) que começaram suas carreiras em Nova York no começo dos anos 70 e construíram uma amizade que existe até hoje. Juntos e com outros pioneiros daquela época como Jonas Mekas e Jaime Davidovich, eles relembram as origens e a ascensão e a queda de um dos períodos mais coloridos na arte contemporânea. Com a ajuda de cenas excepcionais vintages contando com Charlotte Moorman, Yoko Ono, Nam June Park, Fluxus, Lou Reed e Velvet Underground, Andy Warhol, Mekas, Davidovich, SoHo cable Tv, George Maciunas, Laurie Anderson e os Karamazoffs.

Bate-papo com o curador e professores convidados do Senac

21/03/2019 (quinta), 19:30 (120 lugares)

Senac Lapa Faustolo

Rua Faustolo 1347

“Sculpt the Motion” de Devis Venturelli

Itália, 2017

6 min

Videoarte performática mostra as transformações contínuas de corpos metálicos por meio de diferentes planos urbanos.

“My Playground” de Kaspar Astrup Schroder

Dinamarca

50 min.

Escalar e subir a arquitetura avant-garde – o que poderia ser mais divertido? Meu Playground explora a forma pela qual o esporte parkour vem mudando a percepção do espaço urbano e da Arquitetura. O filme acompanha o Team JiYo, um grupo dinamarquês de parkour, enquanto eles desvendam a cidade e os obstáculos que elas apresentam. Fascinado pela maneira como o Team JiYo frui a arquitetura, o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels leva a equipe para alguns dos edifícios construidos por seu escritório chamado BIG para explorar e inspirar suas habilidades, o que resulta numa experiência de re-significação da arquitetura construída. O filme viaja o mundo: da Dinamarca aos EUA, passando pelo o Reino Unido, China e Japão, apresentando o parkour como um esporte que dialoga com a performance, a dança, o happening e a arquitetura.

Bate-papo com o curador e professores convidados do Senac

Serviço

Quando

De 11 a 23 de março

Onde (salas de exibição)

IAB SP – Instituto de Arquitetos do Brasil/SP: R. Bento Freitas, 306 – 4º andar – Vila Buarque, São Paulo

Faap – Fundação Armando Alvares Penteado:R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo

Senac Lapa Faustolo: R. Faustolo, 1347 – Vila Romana, São Paulo

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Move Cine Arch

happens
from 11/03/2019
to 23/03/2019

where
FAAP
Fundação Armando Álvares Penteado
Rua Alagoas, 903
Higienópolis 01242-902 - São Paulo/SP
11 3662-7449

where
IAB-SP
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo
Rua Bento Freitas, 306, 4º andar Vila Buarque
São Paulo SP Brasil
+55 11 32596866
+55 11 32596597
e-mail

where
Senac Lapa
Rua Scipião, 67, Lapa
São Paulo SP Brasil
+55 11 3475-2200

source
Lumiére Eventos
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided