Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Na exposição são apresentados projetos, maquetes, desenhos e esculturas que darão ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais o artista inquieto, pesquisador, original e fundamental para a compreensão da arte produzida no período

O IAC – Instituto de Arte Contemporânea – e o Muba – Museu Belas Artes de São Paulo apresentam a exposição Sérvulo Esmeraldo: Linguagens múltiplas. Nascido no Crato, Ceará, o artista completaria 90 anos em 27 de fevereiro de 2019. Tendo vivido em Paris entre 1957 e o final dos anos 1970, a mostra apresenta os processos desenvolvidos pelo artista durante esse período e destaca distintas facetas criativas de Sérvulo Esmeraldo. Tais pesquisas o levaram à experimentação em vários suportes como a gravura, o desenho, a pintura, a escultura e objetos de natureza criativa e inventiva. Das investigações amplamente aprimoradas com meios e técnicas, Sérvulo produziu o conceito dos ‘excitables’ por meio dos quais a necessária participação do público “aciona” a obra colocando tais trabalhos no âmbito da arte cinética. A exposição tem curadoria de Vinícius Marangon, membro do Grupo Experimental de Curadoria do IAC criado e coordenado por Marilúcia Bottallo. Nela serão apresentados projetos, maquetes, desenhos, esculturas, esboços, pinturas, gravuras e matrizes que darão ao público do IAC a oportunidade de conhecer um pouco mais Esmeraldo, um artista inquieto, pesquisador, original e fundamental para a compreensão da arte produzida no período.

Sobre a curadoria

O Grupo Experimental de Curadoria foi criado com a intenção de permitir que os colaboradores do Instituto de Arte Contemporânea, que convivem com as coleções no seu dia-a-dia, possam contribuir com um olhar pessoal buscando revelar aspectos inusitados e estimulando novos olhares sobre os arquivos de artistas. Gerar conhecimento a partir das coleções e fundos abrigados no IAC é parte da missão institucional. O Grupo Experimental de Curadoria pretende colaborar com tal tarefa por meio de um Programa que estimula um olhar amplo sobre as coleções e sobre o próprio processo de gestão de coleções. Marilúcia Bottallo é museóloga e coordenadora do Núcleo de Documentação e Pesquisa do IAC. Vinícius Marangon é pesquisador e membro do GEC desde sua criação. O IAC, por meio do GEC já apresentou ao público as seguintes mostras: Construtivos no IAC; Hermelindo Fiaminghi: Pensamentos Compostos; e Luis Sacilotto: Formas em Movimento, essa última, em parceria com a Casa do Olhar Luis Sacilotto de Santo André.

Sobre o IAC

O Instituto de Arte Contemporânea – IAC, entidade cultural sem fins lucrativos, foi criado com a finalidade principal de preservar documentos e difundir a obra de artistas brasileiros de tendência construtiva. Os arquivos destes artistas, entre eles Willys de Castro, Sérgio Camargo, Amilcar de Castro (em parceria com o Instituto Amilcar de Castro) Sérvulo Esmeraldo, Luis Sacilotto, Lothar Charoux, Hermelindo Fiaminghi e Iole de Freitas têm na instituição um espaço próprio para a exposição e pesquisa com documentação arquivística, bibliográfica e museológica, armazenada em banco de dados específico. Os acervos têm finalidade de pesquisa e divulgação da obra dos artistas por meio do trabalho com seus documentos preparatórios (cartas, agendas, esboços etc.). Assim, podem ser usados em exposições internas ou cedidos a outras instituições, em publicações, em estudos acadêmicos e quaisquer outros usos de caráter cultural e/ou acadêmico.

O IAC pesquisa, coleta, organiza e disponibiliza quaisquer fontes de informação sobre os artistas relacionados em seu acervo e, através de uma interface online, permite que pesquisadores de qualquer parte do mundo acessem seu banco de dados. Promover ações educativas e intercâmbios culturais com museus e instituições com a mesma linguagem em outros países também estão entre os objetivos da instituição. Desde julho de 2011, o IAC mantém parceria institucional com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, na Vila Mariana e ocupa o 1º andar da Unidade II.

Sérvulo Esmeraldo, sem título, década de 1960. Madeira pintada [Acervo Instituto de Arte Contemporânea / Fundo Sérvulo Esmeraldo]

Sérvulo Esmeraldo, sem título, década de 1960. Madeira pintada [Acervo Instituto de Arte Contemporânea / Fundo Sérvulo Esmeraldo]

Instituto de Arte Contemporânea | Museu Belas Artes de São Paulo

happens
from 13/03/2019
to 01/06/2019

opening
13 de março de 2019, das 19h às 22h

where
IAC
Instituto de Arte Contemporânea
Edifício Joaquim Nabuco – Rua Maria Antonia, 242
+55 11 3255-2009

where

Museu Belas Artes de São Paulo
Rua Dr. Álvaro Alvim, 76 - Vila Mariana, São Paulo - SP
(11) 5576-7300

source
Pool de Comunicação
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided