In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Estão abertas as candidaturas para o Prémio Fernão Mendes Pinto
Estão abertas as candidaturas para o Prémio Fernão Mendes Pinto, até 30 de Maio de 2011.
No valor de 10.000 € (dez mil euros), este prémio é instituído pelo Conselho de Administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que resulta de um protocolo de cooperação entre a AULP, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Instituto Camões (IC).
É concedido a estudantes de todas as áreas científicas; mestres ou doutores que tenham desenvolvido nas suas teses, trabalhos que contribuam para a aproximação das comunidades de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Princípe, Timor-Leste e Macau), defendidas durante o ano civil anterior, ou seja, em 2010.
Para além de um prémio monetário, a obra do contemplado será publicada pelo Instituto Camões.
Para concorrer, envie-nos:
- uma declaração da Universidade ou do Instituto de Investigação Científica;
- 02 Cópias da tese (uma em papel e a outra em suporte informático – CD);
- Curriculum Vitae;
- parecer do Orientador da tese.
regulamento
1. O Prémio Fernão Mendes Pinto destina-se a galardoar anualmente uma tese de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, defendida durante o ano civil anterior.
2. As propostas deverão ser apresentadas por Universidades ou Institutos de Investigação Científi ca de países de língua portuguesa e deverão dar entrada na AULP até ao dia 30 de Maio de cada ano.
3. Cada proposta deverá ser fundamentada, fazendo-se acompanhar pelo respectivo Curriculum Vitae e de duas cópias da tese, uma em papel e outra em suporte informático. A proposta deverá ser instruída com uma Declaração da Universidade ou do Instituto de Investigação Científica a que o autor pertence, acompanhada do Parecer do Orientador da tese
4. O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de 10 000€ (Dez mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) ao autor premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Instituto Camões (IC).
5. O júri será constituído pelos membros do Conselho de Administração.
6. A deliberação do júri será tomada por maioria, não sendo admitida a posição de abstenção. O júri lavrará uma acta circunstanciada da qual constará a declaração individual de voto dos seus membros. Se a obra candidata tem origem numa instituição com assento no Conselho de Administração, o respectivo membro do júri não tem direito a voto.
7. O resultado da deliberação do júri será tornado público no dia seguinte à mesma.
8. O júri reserva-se o direito de não atribuir o Prémio se entender que as candidaturas não o justifi cam.
9. Não haverá candidaturas premiadas ex-aequo.
10. Não haverá recurso da decisão do júri.
11. Não serão divulgados os nomes dos autores não premiados.
12. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo júri.
13. A candidatura ao Prémio implica a aceitação deste regulamento.
14. O Presente regulamento poderá ser revisto pela AULP e pela CPLP.
15. O Conselho de Administração da AULP reserva-se o direito de atribuir menções honrosas.
16. O Prémio será entregue nas sessões anuais dos Encontros da AULP.