Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

O workshop será voltado à estudantes e profissionais que se interessam ou já trabalham com a criação de espaços temporários e que buscam experimentar novos conceitos de arte, design e arquitetura.

Em janeiro de 2015, a pós graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros (pós DAEE), do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), promoverá em João Pessoa um workshop voltado à conceituação e à importância do processo no desenvolvimento de instalações efêmeras.

A realização é em parceria com o VAASTU – um criativo grupo de jovens arquitetos e urbanistas pernambucanos – e Susana Piquer, Designer de Interiores e co-fundadora do coletivo (fos) - coletivo experimental de arte e design, com sede em Barcelona, Espanha.

O curso será voltado à estudantes e profissionais que se interessam ou já trabalham com a criação de espaços temporários e que buscam experimentar novos conceitos de arte, design e arquitetura.

Espaços efêmeros e o mercado de trabalho

Com a revelação de profissionais cada vez mais capacitados, outras possibilidades de atuações antes inimagináveis se formalizam e constituem novos campos de trabalho. Na construção civil, destaca-se, entre os mais interessantes, criativos e inusitados, o de concepção projetual de estruturas temporárias, vinculadas à edificações de caráter transitório, ao qual se definem, em conjunto, como design e arquitetura de espaços efêmeros.

O conceito de efêmero na arquitetura pode ser transportado para outras escalas. Em menores dimensões, o design de espaços provisórios pode estar presente em criações cenográficas de cinema, teatro e dança, em produções expográficas de museus e centros de interpretação, em ambientes não convencionais para eventos culturais, em vitrines de shoppings e feiras temporárias e, ainda, em projetos de intervenções urbanas.

Sobre Susana Piquer

Susana Piquer é Arquiteta Técnica pela Universidade Politécnica da Cataluña (UPC), tem especializações em Arquitetura de Interiores pela Universidade Politécnica de Madri (UPM) e em Direção de Arte pela Zink Project, ambas na Espanha. Trabalha por conta própria sob o nome de Colapso e é co-fundadora do coletivo (fos). Além do mais, foi professora do Instituto Europeu de Design (IED) de Madri, na Espanha, e professora visitante na Heriot-Watt University, no Reino Unido.

Depois de trabalhar em uma vertente mais técnica da arquitetura, Susana se envolveu com artistas e agências de publicidade criativas. Agora, vem focando suas ações no desenho de ambientes e na concepção de instalações efêmeras, criando projetos de caráter experimental com um conceito que contêm histórias e que sejam mais que decorações.

Inscrições

  • Investimento: R$380,00 (em até 2x nos cartões de crédito);
  • Descontos: 20% para alunos e ex-alunos IESP/FATECPB e sócios do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba (IAB.pb); e de 50% para alunos da pós-graduação DAEE;
  • Taxa de matrícula: R$30,00

Formulário de inscrição disponível aqui

Mais informações

daee@iesp.edu.br

Fos [Coletivo (fos)]

Fos [Coletivo (fos)]

Fos [Coletivo (fos)]

Fos [Coletivo (fos)]

Nudie Jeans [Susana Piquer]

Nudie Jeans [Susana Piquer]

Nudie Jeans [Susana Piquer]

Nudie Jeans [Susana Piquer]

Refresco [Susana Piquer]

Refresco [Susana Piquer]

Refresco [Susana Piquer]

Refresco [Susana Piquer]

Workshop internacional com Susana Piquer (Barcelona) e Vaastu (Recife)

happens
from 16/01/2015
to 24/01/2015

where
IESP
Instituto de Ensino Superior da Paraíba
Rodovia BR 230, Km 14, s/n - Morada Nova, Cabedelo - PB, 581

source
Pedro Rossi
João Pessoa

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided