Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

As inscrições para as atividades de verão começam no dia 3/1 na recepção do Museu-Casa São Paulo.

Os amantes da poesia e da literatura podem aproveitar as férias para melhorar a escrita e descobrir novos aspectos da literatura com o Verão de Poesia na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. No mês de janeiro, o museu preparou uma séria de oficinas e cursos gratuitos para todas as idades.

Oficina-sarau Fusões: poesia & música

Acontecerá às quintas-feiras, 12 e 26/1, 2 e 16/2, às 19h30, com Mariella Augusta e Flávio Vilar Fernandes. O objetivo da atividade é integrar a música e a literatura numa única realização artística, resgatando, para isso, a esquecida prática do improviso musical erudito.

Breves Narrativas

De 17 a 20/1, às 19h30, Lourenço Mutarelli realiza Oficina de escrita de ficção, dedicada à produção de contos breves a partir de leituras e exercícios de criação com o escritor. Nos dias 31/1 e 1 e 2/2, às 19h30, Rodrigo Bravo fala dos Percursos poéticos do haikai, mostrando os principais poetas dedicados a esse modelo de poesia breve, o panorama histórico e a evolução do gênero no Japão e no Brasil.

A cineasta alemã Leni Riefenstahl

Em fevereiro, nos dias 7, 8, 9 e 10, às 19h30, (1902-2003) será tema de uma série de encontros. Ministrado pelo professor Eduardo Hidalgo, da Unesp, o curso mostra como a cineasta alemã marcou a história do cinema por suas produções documentais para Hitler e o Partido Nazista, na década de 1930. Nessas obras, ela usa os recursos que o documentário tinha até então, mas introduz neles a narrativa e técnicas da produção de ficção para criar um contexto ideológico desejado.

Curso Para Além do Barqueiro

Para quem quer conhecer o universo da tradução literária, o curso acontecerá nos dias 11 e 12/2 às 14h, o premiado tradutor Guilherme Gontijo Flores comentará a teoria e a prática tradutória nas obras de Haroldo de Campos e de Henri Meschonnic. 

Carnavalização na literatura

E para fechar o mês, na semana em que começa o carnaval, dia 23 às 19h30, a Casa das Rosas evoca a teoria crítica da carnavalização, cujas bases foram lançadas pelo pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975). Em Carnavalização na literatura, Aurora Bernadini, conhecida tradutora e professora de russo e de teoria literária, aborda o conceito que pode ser entendido como um modo de revelar o “mundo às avessas”.

Os interessados podem se inscrever para os cursos e oficinas a partir do dia 3 de janeiro na recepção da Casa das Rosas. Todas as atividades são gratuitas.

Sobre a Casa das Rosas

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo (Av. Paulista, 37), o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. A Casa das Rosas é uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, e foi um presente do arquiteto para a sua filha. Nos anos 1980, a casa já dividia espaço com diversos prédios comerciais e sofria risco de demolição, mas numa ação inédita no Brasil o casarão foi preservado e abriga, hoje, o museu que é um ícone das transformações urbanas e artísticas da cidade desde as primeiras décadas do século XX.

Sobre a Poiesis

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Informações

Cursos e oficinas 2017 na Casa das Rosas

Inscrições: a partir de 3 de janeiro de 2017 na recepção do museu | Oficinas e cursos gratuitos

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto

Casa das Rosas abre inscrições para oficinas e cursos gratuitos

happens
starting 03/01/2017

where
Casa das Rosas
Av Paulista 37 Bela Vista
São Paulo SP Brasil

source
Assessoria de Imprensa – POIESIS
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided