Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Yana Golubeva apresenta o projeto de reestruturação urbana do cinturão industrial de São Petersburg e debate sobre desafios enfrentados por planejadores urbanos na atualidade.

Na Rússia, os recentes planos urbanísticos mostram o empenho do país em repensar suas áreas urbanas. Nesse contexto, diversas cidades estão investindo em planejamento estratégico para prever um futuro mais sustentável, e São Petersburgo é uma delas. Após a Segunda Guerra, a cidade foi estendida na direção sul, além do seu cinturão industrial (o "Cinturão Cinza"). Hoje, com o declínio da indústria, o mesmo tornou-se uma barreira e um desafio para planejadores urbanos.

São Petersburgo recentemente realizou um concurso para repensar essa área e Yana Golubeva, arquiteta e urbanista russa, diretora do escritório MLA+ em São Petersburg, liderou um dos times ganhadores. Seu plano urbano para o Cinturão aceita as condições espaciais criadas pelas necessidades da indústria e redefine seus usos de modo que novas qualidades possam emergir, formando assim o DNA de uma nova São Petersburgo.

Nessa palestra, Yana apresentará o projeto para o “Cinturão Cinza” e debaterá a importância do planejamento estratégico, além dos desafios enfrentados por planejadores urbanos na Rússia e em países do BRICS (o grupo formado por: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

*Palestra em inglês.

Yana Golubeva
Yana tem estudos em arquitetura e planejamento na Rússia, Bielorrússia e Reino Unido. Antes de se juntar a MLA+ em 2012, ela trabalhava para o instituto de planejamento urbano do governo da Bielorrússia. Foi parte de um time para o Masterplan do Centro Histórico de Minsk e liderava a equipe em diversas outros projetos em menor escala.  Atualmente, Yana é curadora do Programa de Ecossistemas Urbanos da escola de Tranformações Urbanas do ITMO em São Petesburgo. Além disso, ela lidera o programa de urbanismo no centro criativo ME100 em Minsk, onde a MLA+ está baseada.

 [Dilvugação]

[Dilvugação]

Urbanismo Contemporâneo na Rússia

happens
in 10/02/2017

more
às 18h.

where

Studio X Rio de Janeiro
Praça Tiradentes, 48
Rio de Janeiro – RJ, Brasil

source
Studio X-Rio
Rio de Janeiro RJ

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided