Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

13° edição acontece na Escola da Cidade e no SESC (Pompeia, Cinesesc, Consolação e 24 de Maio); programação terá debates abertos ao público – abertura tem conversa com Paulo Mendes da Rocha e Solano Benitez (Paraguai)

Consolidado como um dos mais significativos eventos realizados pela Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o Seminário Internacional chega à sua 13° edição com o tema "Arquitetura é forma de conhecer". Anualmente, durante uma semana, convidados nacionais e internacionais de prestígio da área de arquitetura e urbanismo participam de debates, workshops e dinâmicas que envolvem estudantes, professores e público interessado em trabalhar temas contemporâneos da área. O evento deste ano acontece de 24/02 a 02/03 na sede da Escola da Cidade e em unidades do SESC SP e a abertura, aberta ao público, trará uma conversa com os arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Solano Benítez (Paraguai) e Cristiane Muniz (São Paulo).

A 13ª edição do Seminário Internacional irá discutir a interpretação e produção do espaço urbano como parte essencial da aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo. Uma reflexão sobre a especificidade do olhar do arquiteto perante o ambiente construído e sua relação com outros olhares. A leitura e interpretação da cidade como forma de conhecer o homem, a arte, a técnica, a história. Conhecer como ação que possibilita a realização de uma proposta. 

"Arquitetura é forma de conhecer" iniciou seu programa com o ateliê de projetos Reconhecer São Paulo no Estúdio Vertical de 2017, da Escola da Cidade, que consolidou uma pesquisa urbana e arquitetônica coletiva e interdisciplinar. O resultado dessa produção coletiva será o ponto de partida para o workshop Arquitetura é forma de conhecer, uma espécie de plataforma para o diálogo entre os convidados do Seminário e a comunidade da Escola da Cidade, capaz de abrir caminho para um laboratório de propostas para São Paulo. O workshop contará com 12 grupos de trabalho formados por cerca de 30 estudantes de graduação, um professor estrangeiro convidado e um professor da Escola da Cidade.

Reconhecer São Paulo e o Estudio Vertical

Desde a criação da Escola da Cidade, o Estúdio Vertical é parte fundamental do seu projeto pedagógico, um espaço de reflexão e experiência coletiva de caráter transdisciplinar que envolve grupos de estudantes de diferentes anos no enfrentamento de questões ligadas ao campo da arquitetura e do urbanismo, por meio da escolha de temas relevantes ligados à vida e ao desenvolvimento de nossas cidades. Um lugar de síntese capaz de refletir, em seu processo e na diversidade de suas propostas, o conjunto dos pensamentos dessa escola a partir de suas diversas sequências disciplinares – projeto, urbanismo, tecnologia, desenho, história e teoria.

Durante o 2º semestre de 2017 foi proposta a realização da pesquisa Reconhecer São Paulo, base para a realização do 13o Seminário Internacional – Arquitetura é forma de conhecer, e ponto de partida para os trabalhos que serão desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2018. 

Conhecida genericamente por atributos superlativos ligados ao papel econômico, à escala urbana ou à diversidade populacional, a cidade de São Paulo merece, do ponto de vista arquitetônico-urbanístico, um estudo aprofundado dos espaços incorporados ao cotidiano de sua população que, por este mesmo motivo, podem ser reconhecidos simbolicamente como representativos da metrópole.

Que edifícios ou espaços públicos podem explicar São Paulo? Onde a cidade está – ou poderia estar - lembrada?

Independentemente da escala, localização ou uso, foi proposto um exercício de reconhecimento da cidade, do alcance da ação dos arquitetos e urbanistas por meio de suas obras, mas também do levantamento de espaços latentes ou potenciais que, mesmo que não possuam quaisquer atributos arquitetônicos em especial, sejam reconhecidos e intensamente usados por parte da população e incorporados ao cotidiano. Terminado o semestre, os 48 trabalhos foram catalogados em 12 eixos temáticos capazes de abarcar a totalidade das propostas, viabilizando a organização dos grupos de trabalho do workshop Arquitetura é forma de Conhecer que integra o Seminário Internacional:

  1. Espaços do cotidiano | Padarias de São Paulo, Bar Estadão
  2. Projetos participativos | Mutirão Cidade Tiradentes, Filhos da Terra
  3. Infraestrutura de transportes | Pontos de ônibus, Viaduto Dr. Arnaldo, Edifícios Garagem do Centro de São Paulo
  4. Arqueologia industrial | Bairro de Perus e antiga fabrica de cimento, Casa Vanorden, Moinho Matarazzo, Vila Maria Zélia
  5. Cidade imigrante | Baixada do Glicério, Bom Retiro, Praça Kantuta
  6. Espaço obsoleto e potencial | Campo de Marte, Carandiru
  7. Mapeamentos e análises sensoriais | Vale do Anhangabaú
  8. Espaços de resistência | Aparelha Luzia, Casa Amarela, Ocupação Oscar Freire X Peixoto Gomide, Maloca do Jaceguai e Teatro Oficina, O feminino em São Paulo
  9. Águas da cidade | Represa Guarapiranga
  10. Arquitetura do patrimônio histórico | Igreja Nossa Senhora dos Aflitos, Cinemas Centro, Estádio Pacaembú
  11. Contrastes urbanos | "São Paulo (Jaraguá, Parelheiros, Real Parque)", Jardim Panorama x Shopping Cidade Jardim, Alphaville
  12. Arquitetura eventual | 24 horas reconhecendo SP: Virada Cultural

O encaminhamento de cada trabalho durante o Seminário Internacional, seus recortes metodológicos ou definição de produtos, bem como seus desdobramentos futuros, serão livremente definidos pelos professores convidados em sua interlocução com sua equipe. Ao final do Seminário, haverá uma discussão para avaliação desta importante semana de trabalho, certos da enorme colaboração proveniente dos professores participantes, amparada pela variedade de experiências, de formação pessoal e áreas de atuação.

Programação aberta ao público e gratuita

24/02

11h às 13h |Sesc Pompéia

Abertura do Seminário Internacional: Danilo Santos Miranda [SESC SP] e Ciro Pirondi [Escola da Cidade]

Conversa com os arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Solano Benitez (GABINETE DE ARQUITECTURA) e Cristiane Muniz (UNA ARQUITETOS)

26/02 

11h às 13h |Cinesesc

Apresentação do documentário "Que língua você fala?" de Elisa Bracher - debate com a Diretora

Seminário Internacional 2018 Escola da Cidade / Sesc SP

happens
from 24/02/2018
to 26/02/2018

where
SESC Pompéia
Rua Clélia 93 Pompéia
São Paulo SP Brasil
terça a sábado, das 9h30 às 21h
domingos e feriados, das 9h30 às 18h

source
Cobogó
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided