Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Convidados especialistas de Universidades Brasileiras e Portuguesas serão responsáveis pelas sessões do curso

O curso Leituras cruzadas: a cidade brasileira e portuguesa da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE, tem como objectivo afirmar a História como ferramenta operacional da contemporaneidade, e criar uma consciência do passado activo da Cidade assumida como chão e palco da construção das identidades culturais, através das seguintes vertentes:

  • A História da Arte assumida como plataforma transversal às diferentes culturas visuais,
  • A Arquitectura assumida como imagem da cidade,
  • O Paisagismo assumido como compromisso ético com o território,
  • O Património assumido como a acção do passado no presente, com potencial económico, e vector estruturante do futuro da cidade.

Para o concretizar foram convidados especialistas de Universidades Brasileiras e Portuguesas, responsáveis pelas sessões do curso, contribuindo com Leituras Cruzadas da Arte e da Cidade através das visões e das abordagens da História da Arte, da Arquitectura, do Paisagismo e do Património.

O curso está estruturado em 3 grandes temas:

1 – Arquitectura e imagem na cidade

  • A cidade brasileira: constituição e contradições, William Bittar (WB)
  • A arquitectura na construção da imagética da cidade, Paula André (PA)

2 – Arte e paisagem na cidade

  • A cidade e suas transformações com a inserção de áreas verdes, Carlos Terra (CT)

3 – Arte e património na cidade

  • A construção das identidades nas cidades brasileiras, Marcelo Silveira (MS)
  • O património é uma cidade ideal, Paulo Simões Rodrigues (PSR)

Duração
Duas semanas, contendo os 3 grandes temas e as seguintes actividades.

  • Uma aula inaugural com um convidado.
  • Uma aula de apresentação dos professores, dos respectivos conteúdos programáticos, da eventual avaliação e de entrega de material de apoio.
  • Duas visitas de estudo aos sábados

Sobre os docentes

Paula André é doutorada em Arquitectura pelo ISCTE-IUL; Professora do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL e coordenadora da Área Cientifica de Teoria e História da Arquitectura e Urbanismo. Investigadora integrada do DINÂMIA’CET-IUL, onde coordena a Linha Temática “Imagens das Realizações Materiais” do Projecto FCT “Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)”. Coordena o “Laboratório Colaborativo Dinâmicas Urbanas, Património, Artes. Seminário de Investigação, Ensino e Difusão” em parceria com Paulo Simões Rodrigues (Universidade de Évora), Margarida Brito Alves (FCSH-UNL), Miguel Reimão Costa (Universidade do Algarve) e Nieves Mestre (Universidad Politecnica de Madrid).

Paulo Simões Rodrigues é doutorado em História da Arte pela Universidade de Évora, é docente do departamento de História da Universidade de Évora, onde também dirige o CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística e coordena a Rede de Programas de Doutoramento HERITAS – Estudos de Património, em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. As suas áreas de especialização são a Historiografia da Arte e a História e Teoria do Património, nos últimos anos com particular incidência no estudo da aplicação da tecnologia computacional ao Património.

Marcelo Silveira é arquiteto e urbanista, mestre em Filosofia e doutor em História, Teoria e Crítica da Arquitetura pela UFRJ. Atualmente é professor as Escola de Belas Artes da UFRJ. Coordenou três Seminárioss Internacionais sobre Urbanismo e Patrimônio em Ouro Preto. É autor do livro A cidade informal: teoria e projeto, e co-autor de No centro do problema arquitetônico nacional: a modernidade e a arquitetura tradicional brasileira. Tem desenvolvido pesquisa nas áreas de História e Teoria da Arquitetura e na área da História da Arte, com publicações no Brasil, em Espanha e em Portugal.

Carlos Terra é professor Associado da Escola de Belas Artes da-EBA/ UFRJ, Doutor em História da Arte (PPGAV/EBA). Autor dos livros: Paisagens Construídas: jardins, praças e parques do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX; O jardim no Brasil do século XIX. É coordenador do Grupo de pesquisas História do Paisagismo – EBA/UFRJ e avaliador institucional e de cursos superiores do INEP/MEC. Atualmente é Diretor da Escola de Belas Artes da UFRJ.

William Bittar é arquiteto, professor de Arquitetura no Brasil da FAU-UFRJ desde 1980, Livre-Docente com a tese: O Espaço do habitar no Brasil. É co-autor de vários livros acerca da arquitetura brasileira, entre eles: 500 anos da casa no Brasil; Vida Urbana – evolução do cotidiano da cidade brasileira; Arquitetura no Brasil: de Cabral a D.João VI; Arquitetura no Brasil: de D. João VI a Deodoro; Arquitetura no Brasil: de Deodoro a Figueiredo; Inventário arquitetônico Neocolonial; No centro do problema arquitetônico nacional: a modernidade e a arquitetura tradicional brasileira. Foi também responsável por diversos projetos de restauração de bens imóveis no Rio de Janeiro.

Serviço

Curso Leituras cruzadas: a cidade brasileira e portuguesa

data
02 Setembro a 14 de Setembro de 2019, de segunda a sexta-feira das 18 às 21h e aos sábados pela manhã

local
Museu da República (Palácio do Catete), R. do Catete, 153, Rio de Janeiro

inscrição
Valor: R$60,00 e R$30,00 estudantes

Data limite: 30 de Agosto

Mais informações através do e-mail.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Leituras cruzadas: a cidade brasileira e portuguesa

happens
from 02/09/2019
to 14/09/2019

where

Museu da República
Rua do Catete 153 - Catete
Rio de Janeiro RJ

source
Paula André
Portugal

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided