In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Brevemente será possível apreciar as construções antigas do Centro Histórico de Santos saboreando um gostoso cafezinho, a bordo de bonde com cafeteria. E depois conhecer o Museu Vivo Internacional do Bonde e o Museu Ferroviário
Numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Santos (PMS) e o Museu do Café, o bar será instalado no veículo doado pela cidade italiana de Turim, que o utilizava como restaurante. Climatizado e devidamente adaptado, contará com novos bancos, mesas e balcão, onde serão servidos diversos tipos de cafés, os mesmos que são comercializados na Bolsa Oficial do Café da cidade. Externamente será decorado com motivos alusivos à famosa rubiácea, como folhas, grãos, sacas de exportação do produto etc. A previsão é que a unidade comece a circular no início de 2012.
Na cerimônia realizada no dia 23/09, em comemoração ao Dia do Bonde e aos 11 anos da inauguração da linha turística, o prefeito João Paulo Papa apresentou, ainda, o projeto do Museu Vivo Internacional do Bonde Roberto Mehanna Kamis, que funcionará no Armazém 12 A. Sua estrutura foi retirada do cais, remodelada e remontada ao lado da Estação do Valongo.
Segundo o projeto, além do Museu do Bonde, o local receberá o Museu Ferroviário. Juntos, terão espaços para exposições que contarão um pouco da rica história desses veículos na cidade e no País. O armazém também abrigará uma oficina de carpintaria e mecânica para formar mão de obra capaz de trabalhar na recuperação dos bondes. A iniciativa está sendo viabilizada por meio de parceria entre a PMS, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a empresa Noble.
Segundo o prefeito João Paulo Tavares Papa, a volta do bonde ajudou a alavancar o Projeto Alegra Centro, pontapé inicial para a revitalização da região. "Com a criação da linha turística e agora do Museu do Bonde, queremos que Santos seja reconhecida como referência mundial na preservação da memória do bonde".