In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Publicação organizada por Leyla Perrone-Moisés trata de invasões, missões, irrupções
O livro Cinco séculos de presença francesa no Brasil: invasões, missões, irrupções, organizado por Leyla Perrone-Moisés, foi lançado pela Edusp no mês de junho de 2013. O volume tem 304 páginas e um valor de capa de R$ 43,00.
O livro reúne conferências pronunciadas no ciclo organizado pelo Núcleo de Pesquisa Brasil-França, do IEA-USP, no decorrer do ano da França no Brasil, em 2009. As mesas-redondas contaram com a participação de especialistas franceses e brasileiros de diversas áreas, como história, antropologia, literatura, artes plásticas, música, teatro, fotografia e arquitetura.
Os textos que compõem o livro abordam diversos aspectos da presença dos franceses e sua cultura no Brasil entre os séculos XVI e XX, enfatizando as peculiaridades desses contatos e seus resultados na cultura brasileira. Os quatro últimos textos trazem questões sobre as atividades artísticas mais recentes na França, analisando a literatura de hoje, a arte contemporânea, a arquitetura expressiva e uma reflexão sobre o “declínio da cultura francesa”.
Segundo a organizadora, “essas referências atuais permitem-nos continuar o diálogo com as letras e as artes do país que deixou tão fundas marcas em nossa cultura.” O livro conta com artigos de Frank Lestringant, Beatriz Perrone-Moisés, Lilia Moritz Schwarcz, Jacques Leenhardt, João Roberto Faria, Gilberto Pinheiro Passos, Manoel Corrêa do Lago, Carlos Augusto Calil, Heliana Angoti Salgueiro, Gilles Lapouge, Jean Galard, Françoise Gaillard e Pierre Rivas.