In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Foi divulgado segunda-feira, 31 de maio, o resultado do Concurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura e Urbanismo de Requalificação do Largo do Mercado Público de Florianópolis.
O projeto vencedor é de autoria do escritório Vigliecca e Associados, sob responsabilidade do arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca.
O júri contou com a participação do argentino arquiteto Alberto Varas.
Conforme expresso no edital, o concurso objetivava a seleção e premiação da melhor proposta de anteprojeto urbanístico-arquitetônica para a Requalificação do Largo do Mercado Público, visando à realização de licitação de execução das obras de Requalificação do Largo do Mercado Público.
A requalificação deveria levar em conta a conectividade com a malha urbana, prioritariamente, da área compreendida pelo polígono formado pelas Ruas Francisco Tolentino, Jerônimo Coelho, Pedro Ivo e Avenida Paulo Fontes, em terreno com área superficial de 27.667,18m², em frente ao Terminal de Integração do Centro – TICEN, e ao casario oitocentista da Rua Francisco Tolentino, junto à antiga borda d’água do centro de Florianópolis, e lindeira ao Mercado Público em sua fachada oeste.
O espaço a ser requalificado deve apresentar um caráter comunitário e acessível a toda a população, que contemple as atividades afetas a região, reforçando as vocações culturais e econômicas dela com o seu entorno mais próximo, composto por centros de comércio, lazer, compras, finanças, culturais, além de necessariamente possibilitar a criação de novas interrelações entre os espaços existentes, como a integração com o sistema de transporte coletivo, o(s) acesso(s) ao estacionamento subterrâneo, com especial atenção ao possível conflito carro x pedestre.