In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Pedro Paulo de Melo Saraiva, Adriana Levisky, Marcos Boldarini e Rosa Artigas estão entre os ganhadores da Associação Paulista dos Críticos de Artes.
A Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) divulgou os prêmios nas diversas modalidades, dentre elas “Arquitetura e Urbanismo”. Originada em 1951 como uma premiação de críticos de teatro, a APCA ampliou em 1972 o leque de críticos de outras manifestações culturais, como literatura, música, artes visuais, cinema e televisão.
Desde 2010, a APCA incorporou os críticos de arquitetura, concedendo anualmente sete prêmios. Em 2015, os críticos Abílio Guerra, Fernando Serapião, Guilherme Wisnik, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira de Camargo, Nadia Somekh e Renato Anelli selecionaram os contemplados das seguintes categorias:
Homenagem pelo conjunto da obra: Pedro Paulo de Melo Saraiva
Espaço público: Parques Sabesp em São Paulo, de Levisky Arquitetos
Urbanidade: Conjunto de projetos sociais em São Paulo elaborados por Boldarini Arquitetos Associados
Obra de arquitetura no exterior: Museu dos Coches em Lisboa, de Paulo Mendes da Rocha, MMBB Arquitetos e Bak Gordon Arquitectos
Obra de arquitetura no Brasil: Galeria Cláudia Andujar em Inhotim, de Arquitetos Associados
Patrimônio cultural: recuperação do Masp, gestão Heitor Martins (presidente), Adriano Pedrosa (curador).
Memória: “Vilanova Artigas, 100 anos”, conjunto de iniciativas coordenadas por Rosa Artigas
A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em março de 2016, no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, rua Paes Leme, 195, São Paulo, SP.