In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Esta pesquisa tem como tema a habitação contemporânea brasileira e como objeto de estudo, projetos de habitação unifamiliar desenvolvidos por 25 arquitetos ou escritórios eleitos em 2010 como a "nova geração de arquitetos brasileiros" pela revista AU - Arquitetura e Urbanismo, publicada pela editora Pini.
A análise da produção destes arquitetos permite questionar a seleção indicada e estabelecer um posicionamento crítico sobre a atual produção brasileira no que tange a habitações unifamiliares. Como objetivo pretende-se construir, por amostragem, um quadro que ilustre "a casa unifamiliar contemporânea brasileira", identificando, através da análise gráfica e textual, regras e transgressões tipológicas.
Um trabalho em construção
O material produzido a partir da análise dos projetos dos escritórios estudados (modelos digitais, redesenhos, diagramas comparativos etc.) vem sendo gradativamente inserido no banco de dados e disponibilizados no website "Casa Contemporânea", produzido pela equipe e disponibilizado no endereço www.ufrgs.br/casacontemporanea/casa-ar-2002. O material tem apoiado o desenvolvimento de artigos que tem sido publicados sistematicamente desde 2014 em anais de eventos científicos e em periódicos nacionais e internacionais.
Parceiros
Participam da investigação pesquisadores de cinco universidades brasileiras – UFRGS, UFPB, UFPel, UCS e UEG, estando envolvidos doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e alunos de graduação de cursos de Arquitetura e Urbanismo dessas Universidades.
A dinâmica de elaboração do material incorporado ao banco de dados consiste em exercícios de descrição e análise dos projetos, entendidos estes como parte fundamental do processo de aprendizado nas diferentes etapas de formação dos estudantes/pesquisadores. Acredita-se, portanto, que a produção do conhecimento seja parte central do processo de aprendizagem, sobrepondo-se à recepção passiva da informação.