Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Reabertura aconteceu no dia 17 de novembro e contou com programação do grupo “Panos para manga”.

Local de lazer, preservação do meio ambiente e de importância histórica do Rio de Janeiro e do Brasil, a área verde de Botafogo estava fechada ao público desde janeiro de 2016 para a realização das obras, que foram divididas em duas partes. 

A primeira recuperou elementos artísticos como o quiosque, utilizado no verão como chuveiro para banho pela família de Rui Barbosa, e o parreiral, estrutura construída para que plantas trepadeiras pudessem crescer. Nesta etapa, também foram restauradas esculturas e peças menores, como luminárias e vasos de mármore. Essa fase foi fundamental para resgatar as características originais que estavam perdidas em camadas de intervenções feitas ao longo dos anos. 

O segundo momento foi de implementação do projeto paisagístico. As partes hidráulica, elétrica, de irrigação e de segurança foram modificadas. Também foi implantado projeto de acessibilidade e comunicação visual. O parreiral e os elementos arquitetônicos receberam nova iluminação. Com isso, serão realizados eventos noturnos e a visitação será estendida até às 20 horas. 

Em paralelo ao jardim, foi restaurada a fachada da antiga residência em que jurista viveu por 28 anos, onde hoje é o Museu, O primeiro Museu Casa do país tem seus ambientes basicamente fiéis ao original, com as pinturas, os lustres, tapetes e móveis, oferecendo ao visitante uma visão da residência à época em que era ocupada por seu último proprietário. 

A obra é uma parceria entre a Fundação Casa de Rui Barbosa e a Fundação Darcy Ribeiro e conta com recursos do Fundo Nacional de Cultura e apoio financeiro do BNDES.

Revitalização do jardim e Museu Casa de Rui Barbosa

source
ASS COM Casa de Rui Barbosa
Rio de Janeiro RJ

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided