Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Para festejar o aniversário de 125 anos da Avenida Paulista, a CNB/SP resgatou, por meio do projeto Memórias Notariais, uma escritura pública de 1913 de um dos últimos casarões remanescentes da Avenida Paulista.

Projetada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, e inaugurada em 1891, a Avenida Paulista, cartão postal da cidade de São Paulo, completou 125 anos na última semana. E para festejar esta data, as seccionais de São Paulo (CNB/SP) e do Conselho Federal (CNB/CF) do Colégio Notarial do Brasil resgataram, por meio do projeto Memórias Notariais, uma parte inédita dessa história.

Dos tempos dos barões do café até hoje, apenas quatro casarões ainda resistem às intempéries do tempo e às investidas do mercado imobiliário na Avenida Paulista. Um desses imóveis é a Casa das Rosas, no começo da via (número 37), tombado pelo Patrimônio Histórico.

O casarão foi construído em 1935, mas o público desconhece que o terreno onde hoje se instala o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura pertencia ao Ramos de Azevedo, que no dia 8 de abril de 1913 compareceu ao 11º Tabelionato de Notas da Capital para transferir a propriedade para o seu genro, Ernesto Dias de Castro.

“A bibliografia existente conta a história da Casa das Rosas a partir da construção do casarão, mas ela é anterior a isso, começa com a transferência do terreno 22 anos antes. E está tudo documentado numa escritura de mais de 100 anos, que permanece preservada por todo este tempo no 11º Tabelionato”, explica Andrey Guimarães Duarte, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, entidade que congrega os cartórios de notas paulistas.

A mansão foi habitada durante os primeiros 51 anos de sua existência. Os primeiros residentes do casarão foram Lúcia Ramos de Azevedo - uma das filhas de Ramos de Azevedo -  e o seu marido, Ernesto Dias de Castro.

Clique aqui e veja a cópia reprográfica da escritura pública do terreno onde fica situada hoje a Casa das Rosas.

CNB/SP revela história inédita da Av. Paulista

source
Augusto Pigini, CNB/SP
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided