Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Livro analisa três questões das metrópoles: o que é um bom espaço público, por que o espaço público é tão importante e qual a relação histórica de SP com seus espaços públicos.

A BEĨ Editora lançou o livro Espaço público e urbanidade em São Paulo, de Mauro Calliari. O autor, doutorando da FAU USP, estuda a história dos espaços públicos, é autor do blog “Caminhadas Urbanas” disponibilizado no portal do jornal O Estado de S. Paulo e colunista do Arq.Futuro.

O livro se propõe a responder três grandes questões ligadas à convivência nas metrópoles atuais: o que é um bom espaço público, por que o espaço público é tão importante atualmente e qual a relação histórica de São Paulo com seus espaços públicos. Para Calliari, há uma mudança em curso na apropriação destes espaços em São Paulo, um momento histórico de inflexão, que está no cerne da obra.

Segundo o autor, que atua na área de mobilidade a pé e é membro do Conselho de Política Urbana de São Paulo, “há uma evidente preocupação das pessoas na retomada do uso do espaço público: movimentos de ocupação de praças e ruas, debates acalorados sobre a destruição dos símbolos da cidade dividida, como o Minhocão, a retomada do carnaval de rua, os parklets, as ciclovias, o Plano Diretor e vários outros exemplos”. Para Calliari, muitas vezes esses debates se ressentem da falta de uma base comum sobre a história da cidade e as implicações das decisões tomadas ao longo de suas gestões.

Mas o fenômeno de São Paulo não é isolado. “Várias cidades ao redor do mundo estão rediscutindo o papel do carro, a importância de seus espaços, a preservação do patrimônio e até botando abaixo viadutos em nome da urbanidade.  A sugestão de uma base de conhecimento comum sobre o espaço público e sobre a história da cidade é o ponto de partida desse livro”, explica.

Uma abordagem diferente

Em cinco capítulos, o livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo” conversa com estudantes, gestores públicos, ongueiros, sociedade civil e interessados traz um ponto de vista que não tem medo de resolver as questões mais importantes a partir de uma visão histórica, mas com uma grande dose de atualidade.

Pressupostos de bons espaços públicos, o entendimento da importância dos espaços de convivência ao longo da história, a vivência de pessoas diferentes no mesmo espaço estimulando a formação da identidade individual e como São Paulo assiste a um resgate da urbanidade, que pode permiti-la dar um salto em termos de capacidade de convivência no espaço público nos próximos anos são temas presentes. Coração do livro, o capítulo “A relação de São Paulo com seus espaços públicos ao longo do tempo” aborda a história de São Paulo a partir do ponto de vista da relação com seus espaços públicos, a fim de entender como a cidade chegou a produzir espaços de alta qualidade que foram abandonados durante décadas.

Os espaços mais emblemáticos dessa mudança foram retratados pelo fotógrafo Tiago Queiroz, do jornal O Estado de S.Paulo.

Espaço público e urbanidade em São Paulo

source
BEĨ – Ana Paula Guerra
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided