Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A Universidade Federal de Integração Latino-Americana é a única universidade brasileira selecionada.

O projeto de iniciação científica "Arquitetura Afro-Latina: Uma análise histórica e crítica do patrimônio de influência africana na America Latina e no Caribe", coordenado pelas professoras Céline Veríssimo e Andréia Moassab do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, foi selecionado para a XX Bienal de Arquitetura e Urbanismo do Chile.
A Bienal terá como tema “Diálogos Impostergables” que reforça um diálogo sul-sul e sugere novos diálogos entre as forças que governam as cidades e aqueles que nela habitam. A Bienal, realizada na cidade chilena de Valparaíso em outubro próximo, teve mais de 400 projetos inscritos, sendo apenas a metade selecionada. Este projeto de pesquisa está sendo desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul - MALOCA, em parceria com os projetos de extensão Cartografia do Devir no Quilombo de Apepu e Os Orixás em Terras de M’Boi, com a participação de diversos/as bolsistas brasileiros/as e latino-americanos/as como é característico do corpo discente da UNILA.
"Arquiteturas Afro-Latinas" tem em vista fortalecer a valorização e a inclusão da influência africana no debate da arquitetura Latino-Americana, tanto no que se refere às tecnologias construtivas, como espacialidades e territorialidades dos povos afrodescendentes. Culturas e práticas arquitetônicas fora do padrão hegemônico têm sido destruídas, invisibilizadas, ocultadas ou inferiorizadas, negando-lhes a relevância, a existência, e a preservação, ou seja, o direito à memória, neste caso, à memória arquitetônica. Neste sentido, a proposta "Arquiteturas Afro-Latinas" a ser apresentada no Chile, visa a reverter este quadro e a contribuir para a criação de políticas públicas que salvaguardem as comunidades e os territórios Afro-Latinos da discriminação racial e das fortes pressões imobiliárias (na cidade) e extrativistas (no meio rural).

UNILA participa da XX Bienal de Arquitetura e Urbanismo do Chile

source
Andreia da Silva Moassab
Foz do Iguaçu, PR

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided