Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O projeto vencedor de revitalização para passagens no bairro da periferia paulistana é do coletivo Estúdio +1, de Campinas.

O Instituto Cidade em Movimento (IVM) encerrou na noite deste sábado (10), em cerimônia realizada na sede do IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), o concurso “Passagens Jardim Ângela”, que buscava proposta para a revitalização de três passagens no bairro da periferia de São Paulo: Menininha, Bambuzal eFundão.

A equipe premiada é a Estúdio +1, de Campinas, formada pelos arquitetos e urbanistas Tiago Brito, Luis Fernando Milan e Ana Fernandes e a gestora ambiental Ana Luiza Gnaspini. Eles receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil e um acordo de parceria assinado pela Secretaria Municipal de Obras de São Paulo prevê a execução da obra.

A comissão julgadora, composta por um grupo de especialistas brasileiros e internacionais, levou em conta critérios como a dimensão inovadora dos seis projetos finalistas, o potencial de criação do valor social na região, a replicabilidade e a viabilidade de suas implantações, a execução e a manutenção das propostas no território.

O projeto do Estúdio +1 não tem título, mais três palavras chaves: respeito, urbanidade e provocação. Indo além de uma simples melhoria das passagens, a proposta tem uma visão muito integradora, propondo a transformação das áreas das passagens em locais de encontro, novas centralidades, espaços de troca e dispositivos de conexão, que ponderem suas características e potencialidades e respeitem a pluralidade da população que ali habita.

Consideramos o princípio da equidade no projeto urbano, que, desenvolvido para uma área periférica, tivesse os mesmos cuidados que um projeto desenvolvido para áreas centrais”, diz Tiago Brito. A equipe terá o compromisso de incorporar os temas desenvolvidos pelas outras cinco finalistas, garantindo a viabilidade do projeto no território por meio de um processo de mediação com os atores locais. Para saber mais sobre a proposta do Estúdio +1, clique aqui.

Cinquenta e seis projetos, de várias partes do Brasil, participaram da seleção. Foi o número recorde de inscrições em todos os concursos “Passagens” já realizados pelo IVM em cidades como Barcelona, Xangai e Toronto.

Para conferir os projetos finalistas, acesse.

Projeto do Estúdio +1 para a passagem do Bambuzal

Projeto do Estúdio +1 para a passagem do Bambuzal

Estúdio +1: Luis Fernando Milan, Ana Luiza Gnaspini, Ana Fernandes e Tiago Brito

Estúdio +1: Luis Fernando Milan, Ana Luiza Gnaspini, Ana Fernandes e Tiago Brito

Instituto Cidade em Movimento (IVM) anuncia vencedor do concurso “Passagens Jardim Ângela”

source
Sofia Carvalhosa Comunicação
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided