Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O Muda Design, da Unesp Bauru, foi criado em parceria com o Horto Florestal de Bauru

O MUDA Design é um Projeto de Extensão da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp, Câmpus Bauru, voltado aos alunos de graduação dos cursos de Arquitetura e Design, para a concepção, desenvolvimento e produção experimental de protótipos de mobiliários a partir, especialmente, da aplicação de conceitos de sustentabilidade. 

O Projeto foi criado em 2013 por uma iniciativa de alunos e professores de Design da FAAC, em parceria com o Horto Florestal de Bauru. “O objetivo era a melhoria da área de uso público da Estação Experimental de Bauru (EEB) com qualificação dos espaços externos e a instalação de mobiliários nas áreas de lazer”, explica Alexssander Vedan, estudante do terceiro semestre de Design e membro do MUDA desde abril de 2016.

O coordenador do Projeto desde sua criação, Prof. Dr. Tomas Barata, ainda acrescenta que a “intensão e objetivo [do Muda Design] foi atender a comunidade de Bauru e região com ações e projetos que qualifique espaços públicos, com a concepção e produção de mobiliários e produtos que adotem conceitos de sustentabilidade com seu ciclo de vida”.

Hoje, o MUDA conta com 15 membros – todos discentes dos cursos de Design ou Arquitetura e Urbanismo da FAAC – além do Prof. Barata, que, conforme relata Vedan, orienta os alunos durante a criação dos projetos, desde a realização do esboço à mão livre, até a prototipagem virtual em ambientes 3D e a produção em escala real. 

Conceitos do design sustentável, como modularidade, multifuncionalidade, facilidade de manutenção e desmontagem do produto, entre outros, são aplicados em cada projeto para o aumentar o desempenho e a vida útil do produto. Segundo o professor coordenador do Projeto, sempre tendo como foco a melhoria da qualidade de vida das pessoas que utilizam espaços públicos da cidade.

O MUDA se mostra muito importante para os alunos que o integram, indo além da aplicação prática dos conhecimentos aprendidos em aula – um dos grandes atrativos dos Projetos de Extensão no geral. “Somos estimulados a desenvolver um senso de coletividade através das atividades de trabalho em grupo e dos projetos com a comunidade. E junto com o desenvolvimento dos projetos, somos colocados para repensar nosso conceito acerca da sustentabilidade e suas aplicações no design”, conta Alexssander.

Para Barata, a aplicação dos conhecimentos acadêmicos científicos pelos membros do MUDA Design em projetos que beneficiam a população é a concretização do papel da universidade no desenvolvimento social, cultural e tecnológico da sociedade. Além disso, “outro fator importante é a conscientização por parte dos alunos da realidade das comunidades locais e a percepção das demandas sociais existentes”, afirma o docente.

Um projeto que está sendo desenvolvido atualmente pelo MUDA é a elaboração de um café para o Jardim Botânico Municipal de Bauru, que visa a instalação de mobiliários num ambiente de convivência para o público. A matéria-prima dessa criação foi pensada para utilizar apenas materiais que existem no próprio Jardim, como madeira pinus e materiais para reaproveitamento, como carretéis de fiação e madeira de descarte.

Para saber mais sobre o MUDA Design, confira a página do Projeto no Facebook .

Muda Design

source
Pautas Unesp
Bauru, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided