Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Abilio Guerra, Carlos Teixeira e Otavio Leonidio são os autores dos três primeiros livros da Série Pensamento da América Latina

Os livros Arquitetura e natureza”, de Abilio Guerra, Espaço de risco, de Otavio Leonidio, e Ode ao vazio, de Carlos Teixeira – os três primeiros exemplares da série Pensamento da América Latina – estão sendo vendidos com preço promocional no website da Romano Guerra Editora.

A Série Pensamento da América Latina, uma coedição entre a Romano Guerra Editora, de São Paulo, e Nhamerica, de Austin, conta com a coordenação editorial de
Silvana Romano Santos, Fernando Luiz Lara, Abilio Guerra e Fernanda Critelli, projeto gráfico de Maria Claudia Levy e Ana Luiza David (Goma Oficina), diagramação de Caio Sens e Fernanda Critelli, no formato brochura, com tamanho de 12 x 17 cm.

A aquisição pode ser feita no website da RG, com acesso direto pelo link http://www.romanoguerra.com.br/pd-4a370b-pensamento-da-america-latina.html?ct=&p=1&s=1.

A série

A Romano Guerra Editora e a Plataforma Nhamerica apresentam a série Pensamento da América Latina, que disponibiliza em plataforma online – em português, inglês e espanhol, as três línguas mais utilizadas nas três Américas – textos sobre a cultura arquitetônica latino-americana.

O marco inicial da parceria editorial é a publicação de três títulos, com coletâneas de textos de Abilio Guerra, Carlos Teixeira e Otavio Leonidio. Inicialmente em formato e-book, logo estarão a venda no formato impresso.

Os três livros apostam no conhecimento sobre a região e no debate sobre nossa história cultural comum, questões que podem florescer nas escolas de arquitetura no Brasil, América Latina e América em geral.

Sobre os livros

O primeiro livro da série “Pensamento da América Latina” – Arquitetura e natureza, de Abilio Guerra – traz coletânea de textos que apontam para uma marca de nascença da cultura moderna no Brasil. Está em questão a crença (que habita textos, narrativas e falas de 1920 a 1940) em um projeto alternativo de ação moderna – onde a cultura e a natureza ocupam papeis principais –, que devido sua eficácia discursiva se metamorfoseia em características reais da arquitetura moderna brasileira.

Ode ao vazio, segundo livro da série, traz textos de Carlos Teixeira escritos entre 1999 e 2015 e previamente publicados no Vitruvius, portal arquitetura no Brasil. Essa republicação não é uma simples coletânea, mas uma organização que define uma narrativa mais coerente e articulada a textos antes isolados, dando luz a temas simples – segregação social, fragmentação espacial, urbanismo rodoviarista – e inusitados – o capim, o vazio, o avesso, as palafitas.

Terceiro volume da série, Espaço de risco reúne textos escritos por Otavio Leonidio a partir de 2005. Até agora dispersos, os textos tratam de três temas centrais: o pensamento e ação do grande ideólogo da arquitetura moderna brasileira – Lúcio Costa; a presença na produção contemporânea da arquitetura realizada no Brasil, representada pelas obras de Angelo Bucci, Christian de Portzamparc, Álvaro Siza e Lelé; e, finalmente, a complexa relação existente entre a arte e a arquitetura contemporâneas.

sobre o autores

Abilio Guerra é arquiteto pela FAU PUC-Campinas (1982), professor da FAU Mackenzie. Mestre e doutor em História pelo IFCH-Unicamp, editor do portal Vitruvius.

Otavio Leonídio possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. É professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação em Design da PUC-Rio.

Carlos Moreira Teixeira é arquiteto pela EA-UFMG e mestre em urbanismo pela Architectural Association. Autor dos livros Em obras: história do vazio em BH, Espaços colaterais, O condomínio absoluto e sócio do estúdio de arquitetura Vazio S/A.

fichas técnicas

Brasil 1
Arquitetura e natureza, de Abilio Guerra
Organização de Fernando Luiz Lara e Silvana Romano Santos
ISBN 978-85-88585-53-9, 320 p.

Brasil 2
Ode ao vazio, de Carlos M. Teixeira
Organização de Abilio Guerra, Fernando Luiz Lara e Silvana Romano Santos
ISBN 978-85-88585-58-4, 132 p.

Brasil 3
Espaço de risco, de Otavio Leonidio
Organização de Abilio Guerra, Fernando Luiz Lara e Silvana Romano Santos
ISBN 978-85-88585-64-5, 320 p.

Lançamento da Romano Guerra Editora

source
Romano Guerra Editora
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided