In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Arquitetos e urbanistas escolherão conselheiros para o mandato 2018 a 2020 no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Iniciado em 14 de agosto, vai até 8 de setembro o prazo para inscrição de chapas que vão concorrer às Eleições do CAU 2017. Cada chapa deverá conter um candidato a conselheiro titular e um candidato a conselheiro suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e mais um candidato para cada vaga de conselheiro titular dos Conselhos dos Estados e do Distrito Federal – CAU/UF com a indicação dos respectivos suplentes.
A votação, que envolve cerca um colégio de 150.197 profissionais, será realizada no dia 31 de outubro pela internet. Os eleitos cumprirão mandato de 2018 a 2020.
Todos os candidatos devem possuir registro definitivo ou provisório, ativo, no CAU/UF de sua residência; estar adimplentes com o Conselho; não estar cumprindo sanção por falta ético-disciplinar, por infração relacionada com o exercício do mandato ou da profissão; e não estar cumprindo pena ou sanção imposta por condenação judicial ou pelos tribunais de contas de acordo com a Lei da Ficha Limpa, além de outros requisitos impostos pelo Regulamento Eleitoral.
O pleito envolverá também a escolha dos novos conselheiros titular e suplente representantes das Instituições de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo – IES junto ao CAU/BR. Neste caso, eles são escolhidos por eleitores designados por 89 escolas que indicaram seus delegados. Assim, no total, serão eleitos 326 conselheiros titulares nos CAU/UF e 28 conselheiros titulares no CAU/BR, mais os respectivos suplentes.
Essa será a terceira eleição desde a instalação do CAU/BR e dos CAU/UF, em 2011. “Eleições do CAU são uma celebração do nosso momento, em que conseguimos trazer para as nossas mãos a responsabilidade sobre o gerenciamento de nossa profissão”, afirma o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro. “É importante que os arquitetos dediquem um período de sua vida à profissão, levando seus inconformismos aos candidatos ou se candidatando eles próprios, colaborando com a construção do CAU”.
Devem votar todos os arquitetos e urbanistas que estiverem em dia com as anuidades o CAU até o dia 16 de outubro – o voto é facultativo para quem tem 70 anos ou mais. É fundamental manter os cadastros atualizados no SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU).
Para saber o número de conselheiros por UF e outras informações, consulte www.caubr.gov.br/eleitoral.