In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
O Concurso 023 do Portal Projetar.org, realizado em parceria com a Zupi, propôs aos acadêmicos o desafio de projetar um espaço social e cultural multidisciplinar voltado às artes no terreno onde se instalou a primeira gráfica do país, na Barra Funda.
O júri indicou 6 propostas finalistas, que serão expostas no lounge Projetar.org no Pixel Show 2017, o maior festival de arte e criatividade da América Latina, durante a manhã do dia 02 de dezembro. Neste mesmo dia, das 10h às 12h, acontecerá uma sessão especial de pequenas palestras - denominadas Sharp Talks, com os jurados do Concurso 023 e equipe Projetar.org. A divulgação dos resultados e premiação do Concurso 023 acontece logo em seguida, às 12h.
O encerramento do Concurso de Arquitetura 023 será marcado pelo lançamento do Concurso de Design 003, que desafia estudantes de design e áreas afins a criar a identidade visual para o Museu da Criatividade, idealizado pelos estudantes de arquitetura.
Para promover a ambientação dos acadêmicos com a propostas e estimular a participação, o lounge da Projetar.org apresentará a Galeria MUC - Museu da Criatividade: uma galeria digital e interativa onde os projetos criados durante o pixel show poderão ser exibidos, mediante a publicação de imagens no Instagram com a #galeriamuc.
O acesso ao lounge Projetar.org e às Sharp Talks, assim como à toda feira de criatividade do Pixel Show, é gratuita. Mais informações disponíveis no link.
Os finalistas do Concurso 023 (em ordem numérica de inscrição) são:
Equipe 023030 formada por Henrique Lemes Lobo e Elora Abritta Moro da Universidade de Brasília - UNB, Brasília/DF. Em relação a esta proposta, o jurado Caio Dias destacou que a equipe utilizou elementos extremamente originais para cumprir o programa de necessidades.
Equipe 023068 formada por Filipe Gonzales Nobre Mangueira, Manoel Belisario Bezerra Viana e Caroline Gonçalves Elias da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB. "É uma instigante interpretação do tema do Museu, provocando muitos fluxos e encontros", afirmou o jurado Thorsten Nolte. Caio Dias acrescentou que o projeto propõe excelente reação ao entorno, bem como um volume simples e conciso com espaços complexos, internos e semi-internos.
Equipe 023075 formada por Nicolas Henrique de Oliveira Meireles, Efrain Mateus da Costa Gadelha e Victor Hugo Buzim Fantini da Universidade Paulista - UNIP, e Aline Espindola Borba e Juliana Leanza da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, de Campinas/SP. Para Caio, a proposta atende a todos os requisitos do edital e do programa, e destaca-se por localizar todo o programa social no pavimento térreo.
Equipe 023104 formada por Jessica Mitamura Sumita e Renan Roque dos Santos Araújo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro/RJ. De acordo com Caio, a geometria da proposta é dinâmica e permite intenso diálogo com o entorno.
Equipe 023264 formada por Débora Caroline Boniatti Silva, Monique Rodrigues Carrazzoni, Mariana Froner Branco e Camila de Oliveira Porto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS. Em relação a esta proposta, Caio aprecia a forma como o conceito se transformou em arquitetura, fazendo com que a memória fosse mantida mas entendendo o papel do futuro na cidade.
Equipe 023308 formada por Vinicius Fahrion Martini do Centro Universitário Ritter dos Reis - UNIRITTER, e Caio Diniz de Farias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS. Para Thorten Nolte, o projeto é muito conceitual e, assim, surpreendente, com conceito forte e bem resolvido. Caio Dias elogiou a relação estabelecida com o passado do terreno, além de fluxos foram bem elaborados. Ressaltou, ainda, que e a forma como a arquitetura se mostra para o entorno é alegre e dinâmica.
As pranchas completas dos projetos inscritos e finalistas estão disponíveis no link.