In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Obra com documentos inéditos da figura central da antropologia estrutural é traduzida para o português; autora virá ao Brasil no início de maio para lançamento do livro em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília
As Edições Sesc São Paulo lançam Lévi-Strauss, a mais completa obra sobre o antropólogo belga que revolucionou os estudos sobre os povos indígenas. De autoria da historiadora francesa Emmanuelle Loyer, a biografia perpassa os 100 anos de vida de Claude Lévi-Strauss, que coincidem com os grandes eventos ocorridos no século XX e a virada para o século XXI, e o impacto de sua obra nos diversos países pelos quais passou.
Em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a Universidade de São Paulo, no início de maio a editora fará uma série de bate-papos sobre a obra em três estados brasileiros. O primeiro evento de lançamento acontece no dia 8, às 19h, no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo, com a presença de Emmanuelle Loyer e das antropólogas Manuela Carneiro da Cunha e Fernanda Arêas Peixoto. No dia 9, às 17h, o evento será na Universidade de São Paulo – USP, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, com a presença da autora e da antropóloga Fernanda Arêas Peixoto. Em seguida, Emmanuelle segue para Brasília, para evento no dia 10, às 11h, no Anfiteatro da Cinemateca da Universidade de Brasília – UnB. A turnê brasileira se encerra no Rio de Janeiro, na Maison de France, no dia11, às 18h30, com a presença da autora e dos antropólogos Eduardo Viveiros de Castro e Orlando Calheiros.
A obra propõe um mergulho profundo na trajetória de Lévi-Strauss desde sua infância até seu falecimento, em 2009. Para tanto, Emmanuelle baseou sua pesquisa em depoimentos, documentos reunidos no Brasil, Estados Unidos e Europa, e também nas fichas do acervo pessoal do antropólogo. A partir dessas fontes, pôde concluir que “Lévi-Strauss foi um não conformista clássico, um anticonservador e, ao mesmo tempo, um moralista próximo de Montainge, reivindicando o seu distanciamento observador e colocando sobre a nossa época um olhar subversivo”.
“Este magistral estudo de Emmanuelle Loyer, como nenhuma outra das biografias já escritas sobre Lévi-Strauss, enfim faz justiça a sua obra. E esta, como se passa com todo pensador, é o que mais importa de sua vida, pois é o que resta de vivo”.
Eduardo Viveiros de Castro, etnólogo americanista, docente de etnologia no Museu Nacional (UFRJ) desde 1978.
A história de Lévi-Strauss passa ainda por uma experiência íntima com o desenvolvimento das ciências sociais no Brasil e da interpretação de culturas autóctones (povos e nações que mantiveram uma continuidade histórica distinta das sociedades colonialistas). Um dos momentos mais importantes de sua carreira, ainda nos anos 1930, foi marcado pelas expedições em busca de povos indígenas da Amazônia e também pela participação na criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, junto a outros intelectuais franceses e brasileiros, entre os quais sua esposa à época, Dina Dreyfus. Faz parte dessa história, ainda, a amizade estabelecida entre o casal e o escritor Mário de Andrade.
Data: 8 de maio de 2018, terça-feira, às 19h
Mesa com a autora Emmanuelle Loyer e as antropólogas Manuela Carneiro da Cunha e Fernanda Arêas Peixoto, seguida de sessão de autógrafos.
Local: Sesc Avenida Paulista
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.
Data: 9 de maio de 2018, quarta-feira, às 17h
Mesa com a autora Emmanuelle Loyer e a antropóloga Fernanda Arêas Peixoto, seguida de sessão de autógrafos na Livraria próxima ao local.
Local: Sala Villa - Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Brasília
Data: 10 de maio de 2018, quinta-feira, às 11h
Mesa com a autora Emmanuelle Loyer, seguida de sessão de autógrafos.
Local: Anfiteatro da Cinemateca da UnB (Universidade de Brasília)
Endereço: ICC (Instituto Central de Ciências) – Campus Asa Norte – Brasília - DF
Rio de Janeiro
Data: 11 de maio de 2018, sexta-feira, às 18h30
Mesa com a autora Emmanuelle Loyer e os antropólogos Eduardo Viveiros de Castro e Orlando Calheiros, seguida de sessão de autógrafos.
Local: Maison de France
Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 58/11º andar - Centro, Rio de Janeiro
Sobre a autora
Emmanuelle Loyer é uma historiadora francesa, especializada em história cultural das sociedades contemporâneas, e professora de ciências políticas em Paris. É vencedora do Prêmio Femina Essai pela biografia de Claude Lévi-Strauss, em 2015, publicada pela editora Flammarion.
Sobre as edições Sesc São Paulo
Pautada pelo conceito de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento. Em diálogo com a programação do Sesc, a editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Além dos títulos impressos, as Edições Sesc vêm convertendo seu catálogo em e-books que podem ser adquiridos em lojas virtuais como Livraria Cultura, Livraria Saraiva e Amazon, e em aplicativos do Brasil e do mundo como Google Play e Apple Store.