Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

As utopias arquitetônicas da Revolução Russa

A arte não é uma via de expressão subjetiva, mas uma atividade voltada ao bem comum. Esse foi o pensamento-chave do trabalho de El Lissitzky, arquiteto e artista multifacetado, expoente do construtivismo russo. Sua visão da arte como motor de transformações sociais e seu gênio experimentalista e inovador tornaram-no figura-chave das vanguardas do século 20.

Rússia: a reconstrução da arquitetura na União Soviética se divide em três partes. A primeira é um tratado teórico publicado originalmente em Viena no ano de 1930. Temos ali os fundamentos do pensamento arquitetônico de El Lissitzky para a reconstrução da União Soviética, evidenciando o papel da arquitetura e do urbanismo para a consolidação da revolução e fornecendo algumas das diretrizes do que se tornaria a arquitetura moderna.

El Lissitzky,arquiteto
Foto divulgação [The State Tretyakov Gallery/ Newsletter Estação Liberdade]

A segunda parte apresenta uma série de artigos do construtivista escritos entre 1921 a 1926 sobre temas que vão desde teoria da arte até a produção da ópera futurista Vitória sobre o Sol. Os textos ajudam a compreender seus valores e sua visão de mundo, tão bem sintetizados e expressos em sua arte e em sua atuação como arquiteto. Na terceira parte estão textos de colegas contemporâneos de El Lissitzky, que contribuiriam significativamente para definir a arquitetura europeia dos anos 1920. Entre eles destacam-se M. J. Guinsburg, Bruno Taut e Ernst May.

Muitas vezes apontado como pai da tipografia contemporânea, El Lissitzky, com suas experimentações de técnicas e estilos, ajudou a inspirar as vanguardas modernas, influenciando movimentos e grupos como o De Stijl, na Holanda, e a Bauhaus, na Alemanha. Compreender o papel da arquitetura dentro do projeto revolucionário soviético e até mesmo a história da arte do século 20 passa por El Lissitzky. No prefácio, Paulo Mendes da Rocha avisa que “a construção, o desenho das cidades é uma questão política”, esperança e preocupação que permeiam as páginas de Rússia: a reconstrução da arquitetura na União Soviética.

Sobre o autor

Lazar Márkovitch Lissitzky, conhecido como El Lissitzky, nasceu em 23 de novembro de 1890, em Pochinok, Rússia. Estudou arquitetura no Instituto de Tecnologia de Darmstadt, Alemanha, de 1909 a 1914, quando a eclosão da Primeira Guerra precipitou seu retorno à Rússia.

A convite de Marc Chagall, lecionou arquitetura e artes gráficas na Escola Popular de Arte de Vitébski, em 1919. Ao lado de Kazimir Maliévitch, foi um dos nomes centrais do suprematismo, vanguarda artística de cunho político que valorizava o uso de cores e formas geométricas básicas. Foi um artista notoriamente inovador, com trabalhos marcantes e influentes em design gráfico, tipografia, fotografia, fotomontagem e design de livros. Faleceu em Moscou, em 30 de dezembro de 1941.

Pontos de interesse

Artista, educador, designer, fotógrafo, tipógrafo, arquiteto. A influência direta ou não de El Lissitzky teve grande alcance para as vanguardas do século 20. A publicação vem preencher a lacuna de obras de sua autoria disponíveis ao público brasileiro.

A edição inclui planos, croquis, fotografias e ilustrações, representando um registro valioso do período pós-Revolução na Rússia. Os textos complementares apontam a queda das utopias soviéticas e a implantação do realismo socialista.

O livro é o terceiro volume da Coleção Estúdio Aberto, depois de obras dedicadas a Paulo Mendes da Rocha (que assina o prefácio da presente obra) e ao português Álvaro Siza.

A edição original marcou época e faz parte de uma tríade (Rússia, América, França) da revista Neues Bauen in der Welt, descontinuada com a ascensão do nazifascismo.


Foto divulgação [Estação Liberdade]

Serviço

Título: Rússia: a reconstrução da arquitetura na União Soviética 
Autor: El Lissitzky
Tradução: Renata Dias Mundt
Gênero: Arquitetura
Com prefácio de Paulo Mendes da Rocha e texto de orelha de Maria Isabel Villac
Formato: 20,5 x 20,5 cm / 248 páginas
ISBN: 978-85-7448-271-2
Preço: R$ 56,00

Rússia: a reconstrução da arquitetura na União Solviética

source
Estação Liberdade
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided