In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Pouco conhecido até mesmo no meio arquitetônico, Broos deixa uma obra de enorme qualidade estética e construtiva
O arquiteto alemão Hans Broos faleceu no dia 23 de agosto de 2011, às 4h30, na UTI do Hospital Santa Catarina, em Blumenau SC. O corpo do arquiteto, radicado no Brasil desde os anos 1950, será velado a partir das 10h no Cemitério Jardim da Saudade, localizado na Rodovia BR-470, Km 50. O corpo será cremado no mesmo dia, por volta das 18 horas, no Balneário Camboriú.
Sobre o arquiteto
Hans Broos nasceu em Gross-Lomnitz, hoje território eslovaco, em 1921. Seus estudos superiores foram iniciados na Áustria mas, com a eclosão da guerra, transfere-se para a Alemanha, onde conclui o curso de engenheiro-arquiteto, segundo a denominação da época, na Universidade Técnica de Braunschweig.
Já formado, Hans Broos muda-se em 1949 para Karlsruhe, onde inicia sua carreira como assistente do professor Egon Eiermann, na Universidade Técnica daquela cidade. Sua colaboração com Eiermann, a quem Broos chama de “o grande homem da reconstrução da Alemanha”, abrange diversos projetos e obras de restauro, especialmente em Berlim, e também em outras cidades, como a Rádio Emissora de Stuttgart (1951) e o Laboratório Ciba (1952). Participou ainda da reconstrução da cidade de Lübeck, onde manteve escritório próprio.
Como tantos outros arquitetos europeus, desencantados com a devastação da Segunda Guerra Mundial, Broos deixa a Alemanha em 1953, dirigindo-se diretamente ao Sul do Brasil, onde se instala na cidade catarinense de Blumenau, fundada e colonizada por alemães. Inicia intensa atividade profissional desenvolvendo diversos projetos e obras na região do Vale do Itajaí. Para exercer de fato e de direito sua profissão, o arquiteto passa um período no Rio de Janeiro, iniciando o processo de convalidação de seu diploma, na então Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil.
Broos é autor de uma vasta produção arquitetônica e urbanística. São aproximadamente 400 projetos realizados no Brasil e cerca de 100 obras construídas. Sua produção abrange obras religiosas, industriais, edifícios públicos, projetos urbanísticos e residenciais. Em que pese a significativa contribuição que aportou à Arquitetura brasileira e alguns de seus projetos terem sido distinguidos pelo IAB, o conjunto da obra de Hans Broos ainda não é totalmente conhecido por estudiosos e profissionais da área em nosso País.
hans broos no vitruvius
DAUFENBACH, Karine. Reflexões sobre a obra de Hans Broos. Arquitextos, São Paulo, n. 11.123, Vitruvius, ago. 2010 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/10.123/3530>.
MARQUES, André. Hans Broos, Série "Grandes arquitetos da arquitetura brasileira" <www.vitruvius.com.br/jornal/charges/698>.