Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Premiação busca estimular experiências que conectem ensino, cultura e comunidade.

Iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e com patrocínio da Estácio Ensino Superior, conforme seu programa Educar para Transformar, o II Prêmio Territórios Educativos abre as inscrições com palestras, dia 24 de maio de 2017, das 9h às 12h, no Instituto Tomie Ohtake.

Criado para reconhecer e fortalecer experiências pedagógicas que explorem as oportunidades educativas do território onde a escola está inserida, o Prêmio busca ações que integrem os saberes escolares e comunitários e que envolvam, além das disciplinas curriculares, o campo da cultura, em sua ampla acepção e diversidade.

Dirigido a professores da rede pública municipal de São Paulo, a iniciativa é focada em ações ou projetos em andamento que, obrigatoriamente, contem com a participação de membros da escola ou da comunidade. As inscrições vão até 07 de agosto, e podem ser feitas pelo site.

Os trabalhos enviados serão avaliados por um júri composto por especialistas nos campos da educação e da cultura, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que selecionará até dez experiências. Os critérios de inscrição observam a integração entre a escola e o território; a colaboração de membros da escola e da comunidade; o protagonismo dos participantes; a relação com a cultura em sua ampla acepção e diversidade, com atenção aos saberes e fazeres locais e às características físicas e humanas da comunidade; a interdisciplinaridade; a consistência dos processos de investigação e produção de conhecimento; os efeitos gerados nos participantes, no ambiente escolar, na gestão escolar e na comunidade e o potencial multiplicador da metodologia utilizada. 

Premiação

As 10 experiências destacadas pelo júri serão reveladas dia 13 de setembro e receberão bolsas de estudos para cursos da Estácio de graduação e pós-graduação: uma bolsa de 100% de graduação e uma bolsa de 100% de pós-graduação para cada projeto vendedor.

Os projetos serão ainda documentados em uma websérie que apresentará, em vídeos de curta duração, um resumo de seus processos e resultados. O material será veiculado nos sites e canais de comunicação digital do Instituto Tomie Ohtake, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Estácio Ensino Superior.

Além disso, os professores, co-realizadores e participantes dessas experiências serão convidados para encontros com especialistas no campo da educação e da cultura, além de, no evento de encerramento, compartilhar suas práticas junto a professores e integrantes das escolas e comunidades da cidade de São Paulo.

Laboratório Territórios Educativos

O Prêmio Territórios Educativos, em sua missão formativa, irá realizar encontros com vivências voltadas à rede municipal de ensino de São Paulo nos dias 12, 19 e 26 de junho (segundas-feiras), no Instituto Tomie Ohtake. O Laboratório Territórios Educativos marca o caráter formativo do Prêmio. Será uma oportunidade de mergulho no campo da arte, da cultura e da educação, através de três encontros mediados por profissionais das áreas que irão explorar o tema Territórios Educativos em suas diversas potencialidades e conceitos norteadores. No primeiro dia haverá uma visita à exposição Yoko Ono | O céu ainda é azul, você sabe... no Instituto Tomie Ohtake acompanhada pelos educadores do Instituto.

A distribuição das vagas e a inscrição para o laboratório serão realizados pelas Diretorias Regionais de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e será publicado um comunicado específico em Diário Oficial. O profissional que participar do Laboratório Territórios Educativos receberá certificação pela Secretaria Municipal de Educação (12 horas). As inscrições para os Seminários Territórios Educativos serão realizadas pelas Diretorias Regionais de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e será publicado um comunicado específico em Diário Oficial.

Saiba mais e inscreva sua experiência pelo site.

Dúvidas

Escreva para prêmio ou ligue 11 2245-1906

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 - Complexo Aché Cultural
(Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP –

Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela

Prêmio Territórios Educativos

inscription dates
from 24/05/2017
to 07/08/2017

ITO
Instituto Tomie Ohtake
Av Faria Lima, 201, cep 05426-010, Pinheiros
São Paulo SP Brasil
terça a domingo, das 11h às 20h

source
Pool de Comunicação – Marcy Junqueira
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided