Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

O curso abre a discussão sobre as transformações e investiga as fronteiras dos documentários - hoje os grandes desafios enfrentados por profissionais e críticos de cinema. As aulas começam em agosto.

A produção de documentários vem registrando grande crescimento mundial, com forte tendência na diversificação dos perfis e na fronteira entre o documentário e a ficção. A opinião é da professora Moira Toledo, coordenadora do novo curso de pós-graduação em Documentário da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) - especialização que está com as inscrições abertas. As aulas começam em agosto.

"Até recentemente, o público percebia o documentário como algo bem próximo ao jornalismo, visão que está mudando, em função de diversos aspectos", lembra a professora, destacando algumas vertentes como a forte produção autoral, que encontra público em festivais e em galerias de arte; produções criativas, com certo apelo comercial, divulgado por meio do vídeo sob demanda (VoD) e em salas de cinema; e produções para televisão - com recorte demográfico claro.

Linguagem prática e de mercado

O documentário atual "interpreta" muitos papéis. Num extremo, pode cumprir um forte papel político, quando se propõe a investigar e revelar elementos que a sociedade não percebe. Em outro extremo, provoca o desenvolvimento da linguagem, inclusive do campo ficcional. "Mas mesmo que um filme investigue eventos reais, ele sempre oferecerá apenas uma visão dos fatos e nunca terá valor de verdade", afirma Moira Toledo.

Com linguagem prática e de mercado, o curso vai possibilitar que os alunos produzam sempre em sintonia com as diferentes oportunidades da área audiovisual. Reúne ainda um grupo de professores com experiência prática, conhecimento acadêmico e diálogo com o mercado. O trabalho de conclusão de curso também é bastante livre e pode ser desenvolvido em três perfis: Monografia ou Ensaio Crítico; Desenvolvimento de Projeto de Documentário ou Série Documental; e Documentário de Curta ou Média-Metragem, Videoarte ou  Performance.

O conteúdo acadêmico completo do curso pode ser conferido no site.

Pós-graduação em documentário na FAAP

inscription dates
in

FAAP
Fundação Armando Álvares Penteado
Rua Alagoas, 903
Higienópolis 01242-902 - São Paulo/SP

source
FAAP / WN&P COMUNICAÇÃO
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided