Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Esta edição tem como tema “Imagens líquidas da cidade contemporânea” e será dirigida pela professora Fernanda Tomiello.

A paisagem das cidades é constituída pelo cruzamento entre diversos espaços e tempos, diversos suportes e tipos de imagens – tais como a pintura e fotografia, cinema e vídeo. É possível redescobrir e reinventar a cidade a partir de suas paisagens, a partir de novas leituras, de experiências múltiplas no âmbito das escalas, da distância e do tempo, (re)construindo a paisagem urbana a partir da criação de imagens líquidas.

A ideia de liquidez permeia diversas dimensões: a sociedade, as relações, o tempo, a modernidade, o amor, o consumo... a vida como um todo. A liquidez está relacionada com o fim das utopias, com a globalização, a efemeridade das relaçoes e a velocidade – cada vez maior – dos nossos pensamentos e ações.

Uma imagem nunca é um mero reflexo daquilo que assumimos como realidade. É sempre um ato de criação, um movimento que fragmenta e remonta o espaço, incorporando ao lugar as subjetividades do indíviduo - e vice-versa.

As imagens líquidas da cidade contemporânea que esperamos compartilhar nessa edição não são necessariamente fotografias. Elas podem se manifestar através de desenhos, ensaios, projetos, artigos, resenhas, entrevistas, vídeos... e também de imagens fotográficas.

A submissão de trabalhos, necessariamente inéditos, deverá ser feita pelo sistema (cadastro aqui, entre os dias 22/09/2017 a 19/02/2018. O autor deverá enviar o arquivo anexado ao sistema sem identificação, após aprovação será solicitada a versão final com a identificação dos autores.

Lançamento PIXO n3

A PIXO - revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade acaba de lançar seu terceiro número, o Dossiê temático “Observatório de conflitos”.

O número tem edição sob responsabilidade da professora Cristine Jaques Ribeiro, coordenadora do grupo de estudos e pesquisa: Questão agrária, urbana e ambiental vinculado ao Programa de Pós-graduação em Política Social e Graduação em Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas  e do Observatório dos Conflitos da Cidade. O foco de construção e debate foi o tema De quem é a cidade?. Consequentemente, em razão do seminário, alianças interinstitucionais foram sendo ampliadas cujo objetivo era de reunir pesquisadores que tratassem do tema cidade em suas heterogêneas concepções e práticas no município de Pelotas.

A edição é composta por duas entrevistas, 12 artigos e ensaios e três ensaios visuais e esta disponível aqui.

Chamada para a quarta edição da Revista PIXO

inscription dates
from 22/09/2017
to 19/02/2018

Universidade Federal de Pelotas
Pelotas RS Brasil

source
Eduardo Rocha
Pelotas, RS

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided