Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

XXII Congresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital

A Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGraDi) é uma associação sem fins lucrativos que agrupa arquitetos, urbanistas, designers e artistas vinculados aos meios digitais. Seus objetivos principais são contribuir para o  debate acadêmico sobre os meios digitais e suas aplicações, promover a produção e o avanço do conhecimento científico em geral, e impulsionar a investigação e a educação neste contexto de grande transformação tecnológica.
O 22o Congresso da SIGraDi assume como tema as “Tecnopolíticas“. Entende-se que toda tecnologia é engendrada dentro de tecidos culturais, econômicos e sociais, assim como possui aspectos políticos em sua conformação e em seu uso. No entanto, não é raro que as tecnologias sejam pensadas de forma autônoma como prefiguradoras de futuros e soluções inequívocas para problemas ainda não conhecidos.
Diante de um mundo que enfrenta crises e desafios diversos, dos sociais aos políticos, dos urbanos aos ambientais, dos espaços imaginados aos construídos, as Tecnopolíticas são compreendidas como práticas de concepção, revisão e uso de artefatos tecnológicos que operam como bens comuns, podendo se contrapor aos modelos dominantes de aplicação tecnológica.
Considerando tais premissas e a presença intensiva das tecnologias digitais e híbridas na vida cotidiana, as Tecnopolíticas vêm sendo desenvolvidas e direcionadas à composição propositiva e crítica de um “mundo comum”: a vida urbana, o acesso e compartilhamento da informação e dos modos de fazer, as formas de participação e autogestão cidadã, os processos de decisão, o desenho e produção das cidades, e a potencialização das práticas criativas, dentre outros.
O enfoque das tecnologias digitais e seus usos na arquitetura, no design, nas artes e afins, segundo a abordagem proposta – e a partir das especificidades e do histórico da SIGraDi – pretende ampliar o debate em curso nestas áreas.
Datas importantes
Data limite para o envio dos resumos: 26 de março de 2018
Notificação dos resumos aprovados: 30 de abril de 2018
Data limite para o envio dos artigos completos: 25 de junho de 2018
Notificação de artigos completos aprovados: 20 de agosto de 2018
Envio de artigos definitivos: 24 de setembro de 2018
Workshops: 5 e 6 de novembro de 2018
Congresso: 7, 8 e 9 de novembro de 2018
Mais informações no site.

Chamada de artigos SIGraDi 2018

inscription dates
from 02/02/2018
to 26/03/2018

IAU USP
Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP
Av. Trabalhador Sãocarlense, 400 - Centro
São Carlos SP Brasil

source
prof. David Sperling | Profa. Simone Vizioli
São Carlos, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided