Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

O lugar da crítica

O lugar da crítica

Ensaios oportunos de arquitetura

Ruth Verde Zein

Editora Ritter dos Reis, ProEditores, Porto Alegre; 1ª edição, 2002
CDD 720.1 Z46l

edition: português
paperback
220 p
15,5 x 23 x 1,3 cm
500 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 85-88244-02-0

(crítica da arquitetura, urbanismo)

O lugar da crítica

about the book

Este livro é a coletânea de 22 textos da autora, realizados originalmente para a revista "Projeto" e outras publicações brasileiras e internacionais. Reúne também textos inéditos elaborados para conferências, entre 1983 e 2000. Foram selecionados por sua vigência e interesse atual. No livro, os textos foram reunidos sob algumas rubricas: "Ensaios sobre Arquitetura Brasileira" são reflexões de cunho historiográfico, navegando entre a crítica e a teoria, buscando rever a arquitetura brasileira da segunda metade do século XX sob um prisma pluralista, com ênfase da produção contemporânea brasileira; "Exercícios de Crítica de Arquitetura" são leituras pontuais ou panorâmicas de revelantes obras e arquitetos dessa produção, inclusive latino-americana; " Perfis de Arquitetos" engloba textos breves e concisos destacando peculiaridades da arquitetura de alguns relevantes criadores; finalmente, "Reflexões ao Papel-espelho" são textos que propõem polemizar o papel da crítica como tarefa criativa, imprescindível à qualidade do fazer arquitetônico. As apresentações são de Vicente Wissenbach e Cristian Fernández Cox. O livro foi co-editado pela Pro Editores e Editora da Universidade Ritter dos Reis. Ilustrado. A autora: Ruth Verde Zein é arquiteta pela FAU/USP (1977), especialista em técnicas consultivas da arquitetura tradicional paulista e mestre em teoria, história e crítica da arquitetura. É professora nas universidades Mackenzie e Anhembi-Morumbi, conferencista e membro do Comitê Internacional de Críticos de Arquitetura, com mais de uma centena de artigos publicados em revistas ou divulgados pela Internet. É co-autora do livro "Sala São Paulo de Concertos; Revitalização da Estação Júlio Prestes: o Projeto Arquitetônico".

about the author

Ruth Verde Zein
Arquiteta e urbanista pela USP e mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura pela UFRGS. É professora das Universidades Mackenzie e Anhembi Morumbi e membro da CICA. Atualmente, colabora com o portal Tecto.

how to quote

ZEIN, Ruth Verde. O lugar da crítica . Ensaios oportunos de arquitetura. Porto Alegre, Editora Ritter dos Reis, ProEditores, 2002.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided